Colchões Castor lança travesseiro sustentável

O BioComfort®, lançamento da Colchões Castor em parceria com a LEAF, tem pegada de carbono três vezes menor que os convencionais e é 100% reciclável

Publicado em 7 de outubro de 2024 | 08:50 |Por: Júlia Magalhães

A Colchões Castor, em parceria com a LEAF — empresa brasileira especializada em polióis de fontes renováveis —, lançou o BioComfort®, um travesseiro sustentável com pegada de carbono três vezes menor que a dos modelos convencionais. O novo produto, formulado com a tecnologia Biovisco™ da LEAF, oferece o mesmo conforto dos travesseiros tradicionais, sendo totalmente reciclável e alinhado com as práticas sustentáveis.

Para desenvolver a tecnologia Biovisco™, a LEAF investiu R$ 2 milhões. Em conjunto com a Colchões Castor, o BioComfort® foi projetado para reduzir o impacto ambiental sem comprometer a durabilidade e o conforto que os consumidores esperam. O lançamento oficial ocorrerá no Hotel Trends ESG 2024, no dia 8 de outubro, no hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo.

Disponível em diferentes tamanhos, a venda do produto terá como foco inicial o mercado de hotelaria e em seguida irá para o varejo. A ideia é que o BioComfort® tenha o nível de preço similar ao dos produtos convencionais.

“Embora a Castor já tenha um histórico de inovação sustentável em outros produtos e até mesmo em seus processos e produção industrial, o BioComfort® é o primeiro travesseiro totalmente focado no viés de sustentabilidade ambiental. Ele marca uma nova era para a nossa empresa, mostrando que é possível criar produtos de alta qualidade e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente”, comenta o CEO da Colchões Castor, Hélio Antonio Silva.

Além do uso da tecnologia Biovisco™ da LEAF, a capa do travesseiro BioComfort® é feita de tecido orgânico, reforçando o compromisso da Castor com a sustentabilidade. O produto é 100% reciclável, promovendo um ciclo de vida mais sustentável. A pegada de carbono do travesseiro BioComfort® é de 1,70 Kg CO2 Eq/Kg, em comparação com os 5,0 Kg CO2 Eq/Kg de um travesseiro convencional.

“Estamos muito orgulhosos da parceria com a Castor, uma empresa que compartilha nossos valores de inovação e sustentabilidade. Juntos, conseguimos desenvolver o travesseiro BioComfort®, que não só oferece conforto superior, mas também representa um avanço significativo em termos de impacto ambiental. A tecnologia Biovisco™ é o resultado de mais de um ano de desenvolvimento dedicado, e acreditamos que ela pode transformar a forma como a indústria de conforto e bem-estar vê a sustentabilidade, oferecendo uma alternativa viável e de alta qualidade aos materiais tradicionais”, pontua o CEO da LEAF, Jesse Mela.

Sustentabilidade sem abrir mão do conforto

A tecnologia Biovisco™ foi desenvolvida pela LEAF ao longo de um ano e meio, a partir de sua patente de biopoliol, que tem origem em fontes renováveis e possui certificação de pegada de carbono negativa.

Tradicionalmente, os polióis, insumos básicos para a fabricação de espumas de poliuretano, são derivados do petróleo, e isso naturalmente resulta em significativas emissões de gases de efeito estufa durante seu processo de produção.

Já o biopoliol da LEAF, produzido a partir de fontes renováveis de matéria-prima, não só reduz essas emissões, como também captura carbono da atmosfera. Cada tonelada desse biopoliol retira 730 kg de CO2e do meio ambiente, enquanto a produção de poliol à base de petróleo emite, em média, 3.900 kg de CO2e por tonelada, conforme atestado pela Société Générale de Surveillance (SGS).

Divulgação Colchões Castor

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas