Conheça as 10 principais tendências de consumo em 2023

O setor moveleiro baterá recorde de vendas em 2023? Relatório da Euromonitor prevê as principais tendências entre os consumidores neste ano e pode responder essa questão

Publicado em 25 de janeiro de 2023 | 17:29 |Por: Dominyque

Entre os anos de 2020 e 2022 tivemos a Pandemia e uma forte recessão. Estas intempéries causaram alterações radicais no estilo de vida das pessoas e quase levaram lojas de móveis inteiras à falência. Passado tudo isso, estamos agora nos preparando para um 2023 com recordes de vendas no setor moveleiro? Para responder essa questão, trouxemos o relatório deste ano da Euromonitor Internacional, que mapeia, anualmente, as 10 principais tendências entre os consumidores.

Sediada na Inglaterra, a Euromonitor International é uma renomada consultoria que pesquisa mercados globais e fornece análises sobre setores, empresas e consumidores do mundo todo. De acordo com a instituição, em 2023, os consumidores gastarão de forma responsável, mas emocional. Na sequência disso, o papel das tecnologias virtuais, as demandas de igualdade feminina e uma Geração Z disruptiva são outros fatores que podem definir o sucesso de todo um mercado. Veja abaixo a lista completa das tendências deste ano:

10 tendências de consumo globais, segundo a Euromonitor

  • Ascenção feminina: Equidade de gênero e outros direitos sociais tomaram conta das conversas nos últimos anos. Os consumidores não ficam mais calados perante injustiças para com minorias. Por isso, para suceder nesse mundo mais justo, a sua marca precisa se adaptar a ter políticas de inclusão.
  • Aqui e agora: Em 2022, o valor de empréstimo do tipo buy now, pay later foi de US$ 156 bilhões. Pode parecer um gasto absurdo, mas especialistas o chamam de investimento. Essa e outros tipos de soluções flexíveis expandem o poder de compra e aliviam os consumidores, que ficam mais felizes e, a curto prazo, tornam-se clientes fiéis e voltam para gastar na sua loja. 
  • Automação autêntica: Os consumidores atravessaram os últimos dois anos sob um profundo desgaste emocional. Por isso, o varejo deve desenvolver tecnologias com cautela, não esquecendo da necessidade de interações emocionais dos seus clientes.
  • Compradores cautelosos: Por falar em cautela, após estes tempos de crise social e econômica, os consumidores passaram a economizar mais. No ano passado, por exemplo, 75% deles já não planejavam mais aumentar seus gastos.
  • Controlar o tempo de tela: Desde muito tempo já sabíamos que o excesso de informações nas nossas mãos eventualmente iria reverberar negativamente. Agora, o que as pessoas esperam de um app de compras é uma experiência filtrada, sem perder tempo e prezando pela rapidez e agilidade.
  • Eco-econômicos: No ano passado, 43% dos consumidores reduziram o consumo das contas de energia elétrica. Agora, ao comprar eletrodomésticos, estas pessoas tomam como uma obrigação que eles sejam de baixo consumo. 
  • Hora do jogo: Os games não são mais um mero nicho de mercado, mas uma infinidade de produtos líderes de vendas que vieram para ficar. Empresas do setor de móveis e eletrônicos podem e devem investir em monitores de altíssima qualidade, cadeiras e mesas gamers e outros utensílios voltados para os consumidores de jogos virtuais.
  • Jovens e disruptivos: Os clientes mais jovens não se interessam pela publicidade tradicional. Para alcançá-los, sua loja precisa contratar agências de publicidade especializadas nesse público, que trarão campanhas com autenticidade e impacto social.
  • Os prósperos: Com a correria do cotidiano contemporâneo adoecendo as pessoas, 53% delas já decidiram priorizar as necessidades pessoais acima de tudo. Para tanto, sua loja pode vender peças que estimulem a sensação de lazer, descanso e relaxamento.
  • Rotinas revividas: Apesar de todo o prospecto acima, ainda assim 39% das pessoas estão voltando à rotina presencial. Por isso, a hora de vender móveis para empresas é agora!

Outras tendências para o futuro do setor moveleiro

Sob seu ponto de vista, as tendências de consumo mapeadas pela Euromonitor trarão sucesso de vendas para o setor de móveis e eletrodomésticos? Para nós, do eMóbile, entender o comportamento do consumidor já é um passo essencial para aperfeiçoar as perspectivas do mercado no médio prazo. Nesse sentido, trazemos diariamente dados, notícias e tendências do setor que ajudarão você a colocar sua loja no olhar de cada vez mais clientes.

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