Uso das cores nos cartazes para o PDV

A Supervisora de Marketing da OKI Data Brasil, Cristiane Borato, explica a influência das cores nos anúncios para o ponto de venda

Publicado em 18 de junho de 2020 | 08:00 |Por: Cleide de Paula

Saber fazer o correto uso as cores nos cartazes para o PDV ajuda a comunicar a mensagem de maneira eficaz. Os cartazes promocionais no ponto de venda (PDV) são um material de baixo custo capaz de comunicar uma oferta de forma sucinta e direta, contribuindo para elevar as vendas e o ticket médio da loja.

A Supervisora de Marketing da OKI Data Brasil, Cristiane Borato, explica que cada ser humano é único e tem suas próprias percepções. Ela ressalta que as cores têm significados próprios e exemplifica: quem nunca ouviu a expressão “sinal amarelo” e já entendeu que o momento exigia atenção? Modelos como esse são importantes para mostrar por que as companhias devem conhecer a linguagem das cores. Afinal de contas, pode ser que o sucesso de sua empresa esteja mais relacionado à cor dos avisos do que sua equipe pensa.

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A cor certa para o PDV

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uso das cores nos cartazes para o PDV

Cores fortes como amarelo e vermelho são comuns em supermercados, mas podem transmitir a ideia errada de “barato” na seção de eletrônicos

Cristiane acredita que companhias de todos os portes e segmentos podem se aproveitar do conhecimento sobre as cores para estimular a comunicação. Para ela, tudo o que uma organização quer dizer aos clientes começa com a escolha da cor certa.

O poder das cores é comprovado. Segundo a supervisora de Marketing da OKI, pesquisas indicam que as pessoas geralmente definem suas impressões sobre um determinado conteúdo ou marca em no máximo 90 segundos, e que em 90% das vezes esse julgamento é influenciado diretamente pelas cores apresentadas. 

“Ou seja, um cartaz produzido com a paleta de cores errada – ou com uma impressão desbotada – pode significar uma venda a menos a ser concretizada. A escolha das cores é, portanto, uma questão que deve ser encarada como uma decisão estratégica, muitas vezes deixando de lado as preferências pessoais”, aconselha. 

Levantamentos de mercado indicam, entre outras coisas, que 85% dos consumidores acreditam que a cor é o fator mais importante ao escolher um produto – sendo que entre 62% e 90% das avaliações de compra são baseadas exclusivamente nas cores. Além disso, 80% relatam que a cor determina o reconhecimento da marca.

Amarelo, vermelho ou laranja?

Nesse cenário, é verdade que cada tom usado nas peças tem seu próprio espaço na construção da mensagem a ser oferecida: o amarelo, por exemplo, além de ser usado para atrair atenção, também pode ser usado para estimular o apetite e a sensação de alegria. Do mesmo modo, o vermelho tem características ligadas à fome e ao calor, entre tantos outros simbolismos.

Para os avisos, outra cor indicada é o laranja, que entrega energia e jovialidade, reforçando os movimentos mais impulsivos e inovadores. Companhias ligadas à área de Saúde e vendas de serviços podem utilizar tons de azul e verde, que indicam confiança e tranquilidade, respectivamente.

“Vale destacar, entretanto, que todas as cores provocam suas reações, evidentemente quando combinadas ao contexto e à expectativa dos clientes. Uma rede de móveis pode usar o verde para relaxar e ganhar a confiança do comprador, enquanto uma farmácia pode adotar o mesmo tom para sua área de produtos naturais, associando os itens à venda com a natureza”, detalha Cristiane.

Criando uma estratégia de cores para o PDV

cores no cartaz de PDVPara a especialista, a grande questão é segmentar e entender bem seu público-alvo, criando uma estratégia de cores adequada ao perfil dos clientes e da mensagem que a organização quer transmitir em seus comunicados. Garantir a diversidade dos materiais e a qualidade dessas produções, com contrastes e imagens, é um fator primordial para transformar as sensações dos compradores na loja em negócios reais.

“Estamos vivendo uma era digital que torna a experiência visual um ponto mandatório para a geração de negócios. Com o avanço do e-commerce, por exemplo, usar a Web para decidir nossas compras se tornou algo habitual – com inúmeras imagens, vídeos e interações sempre à disposição. Os estabelecimentos físicos devem promover também uma experiência sensorial capaz de atrair as pessoas”, orienta a supervisora.

Para Cristiane, os comerciantes têm muito a ganhar com a sinalização impressa, com peças personalizadas para transformar seus corredores e gôndolas em uma jornada muito mais agradável. Mas não são apenas as lojas que poderão ganhar com essa estratégia: as cores são um atributo essencial para companhias de todos os segmentos. Por exemplo: até mesmo hospitais e centros de saúde devem estar atentos à gama de cores de seus comunicados.

“Dizem que, sozinha, uma imagem vale mais que mil palavras. Pode até ser. Mas no caso do Varejo e das comunicações de venda, o uso das cores deve ser levado em consideração para potencializar imagens e palavras, atraindo quem sua empresa realmente quer conquistar: os clientes”, alerta Cristiane.

Para o marketing e para as vendas, a “psicologia das cores” e seus significados devem ser vistos como uma ação estratégica para usar em favor da sua campanha todas as percepções que as cores geram nos consumidores. A escolha da cor está associada à linguagem da marca e, portanto, precisa ser trabalhada como parte da mensagem a ser distribuída.

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