Dia das Mães 2024 com expectativas em alta
Números mostram previsões para o aumento de vendas do comércio varejista e dados positivos sobre a intenção de compra dos consumidores no Dia das Mães
Publicado em 19 de abril de 2024 | 08:07 |Por: Paola Possato
Um dos grandes destaques do varejo brasileiro é o Dia das Mães. Em 2024, a data, que acontece anualmente no segundo domingo de maio, será comemorada no dia 12 e pesquisas apontam que o período será favorável para os lojistas.
O Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV/IDV) – que produz indicadores sobre o comportamento mensal das vendas do varejo e expectativas do setor a partir de informações vindas das empresas associadas ao IDV – apresenta previsão de crescimento de 4,9% no volume total de vendas do mês de maio em relação ao ano anterior. No setor de móveis e eletrodomésticos, a previsão de crescimento para o período é de 5,0%.
Dados da Pesquisa Dia das Mães 2024, realizada pela Opinion Box com 2.033 pessoas entrevistadas ao redor do Brasil, revelam hábitos dos consumidores e a intenção de compra para a data. 77% dos entrevistados pretendem presentear alguém no Dia das Mães e 11% dessas pessoas planeja gastar mais de R$ 400 em suas compras.
O estudo também aponta que as pessoas buscam por produtos, serviços e promoções a partir de meios digitais e físicos: 42% em sites/e-commerce, 33% em lojas físicas, 32% em sites de pesquisa, 26% no Instagram e 24% nos aplicativos das lojas.
Estratégias para o varejo no Dia das Mães:
Confira como usar estas e outras informações a seu favor para criar estratégias atrativas para o negócio e gerar mais vendas:
Digital segue em alta
Os dados anteriores mostram que pensar em estratégias digitais continua sendo cada vez mais importante e essencial para as empresas: é preciso planejar como informar sobre a marca, divulgar e vender produtos ou serviços e conquistar cada vez mais consumidores. Além disso, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o Dia das Mães 2023 teve alta de 11,8% em vendas no e-commerce, confirmando a relevância de uma boa estratégia no on-line.
Investir em aplicativos pode se tornar uma tendência
O Relatório Setores E-commerce no Brasil, estudo entregue pela Conversion em março de 2024 e que analisa o tráfego dos dois mil maiores sites do País a partir de dispositivos mobile, desktop e aplicativos Android, traz dados sobre o uso de aplicativos focados em construção, materiais para casa e móveis.
Acesso a aplicativos tiveram queda de -8,5% em relação a fevereiro de 2024. Porém, eles ainda representam 7,4% do tráfego mensal, totalizando +5,5 milhões de acessos, mostrando que vale considerar a criação de apps para as empresas ou aprimorar as ferramentas já existentes.
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Formas de pagamento continuam importantes
A Pesquisa Dia das Mães 2024, da Opinion Box, revela que a maioria dos consumidores entrevistados tem como objetivo realizar os pagamentos usando cartão de crédito (72%) ou PIX (24%). Nesse caso, não é preciso inovar: seja em lojas físicas ou em vendas on-line, as tradicionais opções de parcelas sem juros em cartões de crédito e condições especiais de desconto para pagamento à vista seguem sendo ótimos caminhos.
A necessidade da experiência proporcionada pelas lojas físicas
A área de Sales Excellence Insights da Globo entrevistou 1 mil pessoas das classes ABC de todas as regiões do Brasil e divulgou um relatório, em outubro de 2023, que revela as lojas físicas como preferência para algumas pessoas consumidoras. 36% dos respondentes dizem visitar mensalmente alguma loja física de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, sendo que muitos aproveitam as datas comemorativas para isso.
Em relação à compra de móveis, 35% dos entrevistados afirmam pesquisar on-line, mas geralmente comprar em loja física; e 34% dizem pesquisar e comprar em lojas físicas. O que explica a preferência é a facilidade da retirada em lojas presenciais (81%) e a experiência do atendimento presencial (68%).
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