Dia das mães: vendas online e itens para a casa predominam

Categoria Casa e Decoração tem 29%, Eletrodomésticos e Eletroportáteis 24% e Eletrônicos e Informática ficam com 18% da preferência de compras na segunda data mais importante para o varejo

Publicado em 3 de maio de 2021 | 17:19 |Por: Portal eMóbile

O Dia das Mães é uma das principais datas para o varejo. Neste ano, a expectativa é que as vendas se concentrem no ambiente online, em e-commerces de marcas e de grandes marketplaces, que estão em plena ascensão no Brasil.

De acordo com estudo realizado pela All iN & Social Miner, em parceria com a Opinion Box, as categorias que terão mais demanda por presentes serão Beleza e Cosmético (alcançou um índice de 52%), Moda e Acessórios (46%), Casa e Decoração (29%), Eletrodomésticos e eletroportáteis (24%), além de Eletrônicos e Informática (18%). A expectativa é uma movimentação tão grande quanto a de 2020, quando os resultados do e-commerce praticamente dobraram em relação a 2019.

“Entre 2018 e 2019, a alta do e-commerce para o Dia das Mães foi de 5% . Já de 2019 para 2020, o crescimento foi de 117%, impulsionado pela pandemia e pela entrada de novos usuários no ambiente online, o que representou um faturamento de R$ 6 bilhões para o varejo digital. Neste ano, as perspectivas são até maiores, pois muitas empresas que em 2020 ainda não estavam preparadas para o mundo digital se prepararam, os consumidores se habituaram a comprar online e diminuíram a desconfiança do produto não chegar a tempo”, afirma Gustavo Chapchap, diretor do Comitê de e-Commerce da ABRADi e CMO da Jet/Zap Commerce.

Uma das expectativas do consumidor neste Dia das Mães, de acordo com o estudo,  é ter bons preços e promoções agressivas. “O Dia das Mães é uma data emocional. Com o cenário do distanciamento social, a lembrança fica ainda mais importante. O consumidor ficou muito acostumado com promoções no estilo Black Friday, e há também uma escassez de recursos por conta da retração econômica, o que torna o preço um fator mais decisivo. Por isso, 76% das pessoas afirmaram, na pesquisa, que buscarão por promoções e preços.”

Principalmente com produtos mais pesados, outra questão importante é a busca por vantagens no frete (55%). E muitos varejistas de e-commerce apostam nessa proposta. É o caso do marketplace da Muma (muma.com.br), que vende móveis de design assinado de pequenos produtores de todo o Brasil e está com a semana do frete grátis para alguns produtos já na primeira semana de maio. “Sabemos que as pessoas vão comprar agora, para dar tempo de chegar para o Dia das Mães. Em nossa experiência, o frete grátis costuma aumentar nossas vendas em 20%”, conta o CEO da Muma, Matheus Ximenes Pinho.

A garantia de qualidade dos produtos e o fato de a loja ser conhecida são outros destaques do estudo. “A confiança do consumidor é um ponto chave para a compra online. Por esse motivo, os marketplaces ganharam muito mercado nos últimos anos. A maior parte das pessoas prefere comprar no Mercado Livre, na Magalu, nas Americanas ou nos marketplaces de nicho, pois eles garantem entrega e segurança no pagamento”, afirma o especialista em e-commerce Gustavo Chapchap.

Ximenes, da Muma, conta que vende peças de mais de 160 designers de todo o Brasil. “Além de auxiliarmos os pequenos produtores, também fazemos um trabalho de incentivo ao empreendedorismo. Nossa expectativa é gerar negócios da ordem de R$  1,7 milhão só neste mês com o impulso do Dia das Mães”, conta.

A pesquisa da  All iN & Social Miner/Opinion Box indica que a maioria dos entrevistados pensa em gastar entre R$ 50,00 e R$ 300,00 com os presentes. “O trabalho do Dia das Mães vem sendo pensado por grandes varejistas já há algum tempo. A data é praticamente a segunda maior do ano, se considerarmos que Black Friday e Natal ficam no mesmo pacote. Neste ano, com a explosão de marketplaces, empresas de clubes de assinaturas e pontos, somado ao entendimento da necessidade de ser relevante para o consumidor, acreditamos que a data será muito bem-sucedida no online”, comenta a especialista Beatriz Ayrosa, da Becabiz, empresa que trabalha o marketing orientado a dados de seus clientes.

Com Assessoria de Imprensa

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