Dia do Consumidor 2023: a Black Friday do semestre
O Dia do Consumidor 2023 está chegando e promete movimentar o varejo tanto quanto a Black Friday no dia 15 de março
Publicado em 28 de fevereiro de 2023 | 08:05 |Por: Geane Godois
Em 15 de março o comércio brasileiro celebra o Dia do Consumidor 2023 e, além dos agradecimentos e homenagens (afinal, o que seriam das vendas sem aqueles que consomem os produtos?), a data é mais uma oportunidade de atrair compradores e esquentar o varejo no primeiro trimestre.
A ideia para este momento é estimular o interesse e despertar o relacionamento entre lojas e clientes. Para isso, nos últimos anos, as ações ao longo da semana que o antecede têm se mostrado grandes aliadas, chegando a ser comparadas com a movimentação realizada em período de Black Friday.
A prova disso pode ser vista no relatório recente da Social Miner, que apontou um aumento real de 68% de adesão ao Dia do Consumidor pelos compradores, que, inclusive, aguardam a data para realizarem as suas aquisições aproveitando as promoções.
Dentre as categorias mais buscadas estão:
- Eletrodomésticos;
- Smartphones;
- Eletroportáteis;
- Móveis e decoração;
- Smart TVs;
- Vestuário;
- Livros;
- Bebidas.
Um pouco de história
O Dia Mundial do Consumidor teve origem nos Estados Unidos em 1962 e, engana-se quem pensa que o seu cunho inicial era totalmente comercial.
A sua instituição se deu a partir do discurso favorável aos direitos dos consumidores do presidente John Kennedy. Em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Direito do Consumidor, tendo como base a data criada por Kennedy.
A relevância do marco se tornou visível a partir de então, trazendo mais confiança e valorização do relacionamento entre cliente e estabelecimentos, sobretudo os varejistas.
Dia do Consumidor 2023: se prepare e não fique para trás
A Shopee, plataforma de comércio eletrônico, divulgou um levantamento que realizou para o Dia do Consumidor deste ano e, nele, os números apontam para a necessidade dos lojistas estarem prontos para chamar a atenção dos clientes se quiserem ganhar em potencial competitivo no mercado. Confira:
- 45% dos entrevistados pretendem fazer compras durante a data;
- A média de gastos girará em torno de R$250,00, o que representa um aumento de 18% em comparação a 2022;
- 68% afirmaram que comparam o Dia a outros eventos do comércio, como a Black Friday;
- Em 2023, as categorias preferidas são cozinha e decoração, roupas femininas e calçados.
Algumas dicas para aproveitar o tempo que resta é planejar campanhas dentro do que o público de cada negócio tem preferência (para isso, conhecimento aprofundado do negócio é essencial).
Por exemplo, frete grátis e condições de pagamento especiais estão no topo dos motivadores dos consumidores. Segundo a mesma pesquisa da Shopee, as formas de pagamento mais utilizadas serão: o cartão de crédito (49%) e o PIX (38%), mas o boleto bancário (6%) e o cartão de débito (4%) também estarão presentes.
Por isso, otimizar os processos que envolvam essas operações e analisar a possibilidade de implementar alguma delas que ainda não esteja em vigor nos estabelecimentos é uma recomendação importante que ainda está em tempo de realizar.