Dia do Consumidor: conjuntura favorável deve impulsionar vendas

Aumento do emprego e queda da inflação vão impactar receitas no Dia do Consumidor, diz FecomercioSP, que dá para ampliar resultado

Publicado em 13 de março de 2024 | 08:25 |Por: Júlia Magalhães

Considerado a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor deste ano, que ocorre nesta sexta-feira (15), tem expectativas de superar o faturamento de 2023, quando foram registrados R$ 618,7 milhões em vendas, marcando uma redução de 20,8% em relação a 2022, conforme dados da consultoria Neotrust.

Contudo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) antecipa um cenário mais promissor para este ano, atribuído a uma conjuntura econômica mais estável, com redução do desemprego, aumento da taxa de empregabilidade, diminuição da inflação e a sequência de cortes na taxa Selic.

A FecomercioSP vê o Dia do Consumidor como uma data significativa para os varejistas aumentarem suas vendas, não se limitando apenas à sexta-feira, mas se estendendo pelo fim de semana com diversas promoções. Além disso, as ofertas iniciam-se desde o começo do mês. No ano passado, entre 1º e 15 de março, o varejo teve um faturamento médio diário de R$ 448,7 milhões, 7,8% maior que a média diária de janeiro, segundo a Neotrust.

Dicas da FecomercioSP para Dia do Consumidor

Para aproveitar o Dia do Consumidor, a FecomercioSP sugere que os empresários façam pesquisas de mercado para entender as preferências e tendências de consumo, além de considerar os últimos lançamentos de produtos. É recomendado também selecionar itens parados nos estoques ou sazonais, como produtos de verão, para promoção com descontos especiais.

Essas iniciativas não precisam se restringir apenas à data, podendo se estender pela Semana do Consumidor. No ambiente digital, é possível criar campanhas de desconto em momentos distintos, enquanto nas lojas físicas, oferecer ofertas exclusivas para clientes fiéis ou condições especiais para atrair novos consumidores. É essencial mapear os produtos mais procurados nessa época, especialmente nas categorias de saúde, higiene e beleza, bebidas, eletrônicos e eletrodomésticos e vestuário.

É crucial oferecer descontos reais e atrativos, já que os consumidores tendem a acompanhar a variação dos preços. Nos marketplaces, campanhas que contam com subsídio das plataformas nos descontos são uma boa estratégia. Para os itens parados no estoque das lojas físicas, promoções que agregam valor, como descontos na segunda unidade ou “compre 2 e pague 2”, são ideais.

Adicionalmente, a oferta de valores atrativos para pagamentos via PIX, que garante liquidez imediata ao caixa, ou a disponibilização de entregas gratuitas para compras acima de certos valores podem reduzir custos com máquinas de pagamento e evitar desistências no carrinho devido ao frete.

Semana do Consumidor

A Semana do Consumidor também representa uma oportunidade para aprimorar a experiência do cliente, tanto em lojas físicas quanto em marketplaces, visando a fidelização, especialmente para aqueles que compram pela primeira vez. No e-commerce, isso inclui a conferência do estoque e dos materiais de expedição, além de ajustar os prazos de envio.

Nas lojas físicas, é importante assegurar a correspondência dos preços das etiquetas aos valores corretos, reforçar o treinamento dos funcionários sobre as promoções e incentivar o pagamento por PIX, além de utilizar divulgação externa e redes sociais para destacar a data.

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