Seis passos para um atendimento eficaz no varejo de móveis
Com clientes cada vez mais exigentes, oferecer exatamente aquilo que procuram é garantia de atendimento eficaz no varejo de móveis
Publicado em 6 de fevereiro de 2019 | 16:39 |Por:
Um atendimento eficaz no varejo de móveis é a chave para qualquer negócio de sucesso. Hoje, os clientes estão cada vez mais exigentes quanto aos produtos e serviços que consomem e levam em conta a forma como são tratados. O atendimento eficaz é aquele que oferece exatamente o que o cliente procura, garante qualidade e vai muito além da entrega. No livro Qualidade na Prestação de Serviços (Editora Senac São Paulo, R$ 30), o presidente do Instituto SOI Excelência Competitiva, Marcos Felipe Magalhães, fornece dicas práticas para quem atua na área de serviços. Confira os seis passos do autor para um atendimento eficaz no varejo de móveis.
1 – Empatia
Trate o cliente como você gostaria de ser tratado. As pessoas são diferentes e, por isso, um atendimento eficaz no varejo de móveis precisa ser adaptado a cada uma delas. Identifique o estilo de seu cliente, tente entender como ele se sente e se coloque no lugar dele. Isso cria um bom relacionamento e traz melhores resultados.
2 – Inspire confiança
Conheça bem o produto e mostre que você acredita nele. A credibilidade é um dos pontos mais importantes da venda e o cliente precisa se sentir seguro em relação a você. Ser atencioso, prestativo e honesto é fundamental para fidelizar o cliente.
3 – Identificar necessidades
Colete algumas informações sobre seu cliente por meio de perguntas abertas, fechadas e sintéticas para identificar o produto que melhor se aplica a ele. As perguntas abertas são as mais gerais para identificar qual o perfil do seu cliente e o que ele procura. As perguntas fechadas ajudam a especificar quais os produtos/serviços que se aplicam às necessidades dele. As sintéticas servem para confirmar os pontos conversados e identificar o que vai atender ele da melhor forma.
– Como fazer o pós-venda no varejo de móveis
4 – Aprofunde-se no assunto
Estar atento ao que o cliente procura e criar um diálogo rico de informações é importante para construir um bom relacionamento e, mesmo que não resulte em uma venda imediata, pode fazer com que o ele volte. Por isso, faça perguntas mais específicas como: “O quê, especificamente?”; “Por que você acha que isso acontece?”; “Quem?”; “Quanto será necessário?”; “Como?”; “O que você sugere?”
5 – Comprometa-se a prestar o melhor atendimento
Deixe tudo bem claro e mantenha seu cliente informado sobre todas as etapas para um atendimento eficaz no varejo de móveis. Utilize todos os dados que colheu para oferecer os produtos ou serviços que atendam a necessidades específicas. É importante informar corretamente sobre o prazo de entrega e o preço para que o cliente confie em seu atendimento.
6 – Acompanhe
O contato pós-venda é uma forma de fidelizar o cliente. Seja gentil, saiba se ele ficou satisfeito e se o estoque precisa ser reabastecido. Manter o relacionamento é importante para cultivar negócios futuros, os clientes gostam de saber que são importantes para sua empresa.
Qualidade na Prestação de Serviços: agregando valor às organizações
Autor: Marcos Felipe Magalhães
Editora: Editora Senac São Paulo
Número de páginas: 200
Preço: R$ 30.