Digitalização do varejo pós-pandemia e automação
A digitalização do varejo implica competitividade. O CEO da InfoGo explica como a automação de processos ajuda na redução de custos
Publicado em 29 de junho de 2020 | 16:14 |Por: Cleide de Paula

A digitalização do varejo pós-pandemia será vital para sobrevivência dos negócios. Especialista na área de transformação digital e mobilidade, Marcus Taccola, CEO da InfoGo, prevê que a grande queda no consumo, em razão da diminuição de renda e do receio das famílias quanto ao futuro, exija das empresas um controle de custo ainda maior.
Marcus projeta um período de 8 a 10 meses sem aumento de receita. Com a retração, o CEO orienta que uma das maneiras mais eficazes de se reduzir custos a automação de processos. Segundo ele, tarefas repetitivas tendem a ficar menos dependentes do ser humano e esse movimento de substituição das tarefas repetitivas por inteligência artificial está bem avançado nos países desenvolvidos.
“Esse é um movimento sem volta. As empresas estão substituindo processos por máquinas que possam trabalhar com inteligência artificial reproduzindo o pensamento humano”, reflete.
– Confira os impactos da pandemia no futuro dos escritórios e home office
Digitalização do varejo brasileiro
Na realidade brasileira, a automação deve fazer parte das rotinas das empresas que exijam muitas anotações e planilhas. A automação evita erros de digitação ou mesmo interpretação, poupando horas dedicadas à refação das tarefas.
“O varejo vai ter que enxergar muito bem seus processos e as rotinas vão passar por uma digitalização. Tudo o que puder, será automatizado. A integração digital será feita a partir do smartphone e isso vale para parte comercial também”, salienta Marcus.
O CEO desta ainda que a digitalização do varejo vai além da venda pelo e-commerce e engloba todo o back-office como sistemas ERP e demais rotinas, inclusive, atividades da equipe comercial como reuniões e negociações tendem a ocorrer virtualmente.
Confira o vídeo:
O papel da automação de processos
A startup InfoGo foi fundada com o objetivo de digitalizar e automatizar processos que agilizem as rotinas internas de um estabelecimento, fazendo com que aumente a sua produtividade diária, não perdendo mais tempo com checagens e tornando bem mais fácil as rotinas do comércio – que envolvem um intenso volume de trabalho obrigatório e diário.
Verificar o recebimento de mercadorias, priorizar a venda de produtos próximos ao vencimento, repor produtos na prateleira, checar o estoque, atualizar quadro de avisos, fechar os caixas, criar e anunciar promoções, comparar preços dos concorrentes e repassar para estratégia comercial, são algumas das rotinas obrigatórias, além de criar e efetuar estratégias de fidelização com os clientes, como oferecer um café, dar um brinde, entre outras.
“O aplicativo da InfoGo tem formulários detalhados que organizam a checagem de todos esses afazeres por data, loja e dia da semana. Imagine a facilidade para o gerente visualizar claramente a situação de cada rotina separadamente e, assim, tornar as estratégias promocionais e de crescimento mais assertivas? Será bem mais ágil gerir os processos”, conclui Marcus Taccola, CEO da InfoGo.
Divulgação InfoGo

“Quem não se atentar para esse movimento vai ter um problema de competitividade”, alerta Marcus
Outro diferencial importante do aplicativo InfoGo é que permite a realização de “perguntas condicionais”, com respostas SIM ou NÃO. Dependendo da resposta, a próxima pergunta já será direcionada de acordo. Exemplo: Este corredor apresenta problema? Qual problema tem? Não tem sentido a segunda pergunta se a primeira for não. “A dinâmica é realizada na montagem e a InfoGo direciona as perguntas conforme o formulário é montado. Isso é muito importante”, explica Taccola. Além disso, o aplicativo envia e-mail aos responsáveis alertando sobre uma condição (ex: freezer parou de funcionar, acionando a manutenção).
Tudo no aplicativo converge para dashboards e pesquisas automáticas, por inteligência artificial avançada, sem que nada precise ser criado. “Já temos a comprovação da eficiência e eficácia do nosso produto e do quanto ele cumpre com sua proposta. Muda a vida do varejista, seja ele pequeno, médio ou grande”, conclui o executivo. Para implementar toda essa rotina nos estabelecimentos, leva apenas um dia.