Digitalização do varejo pós-pandemia e automação

A digitalização do varejo implica competitividade. O CEO da InfoGo explica como a automação de processos ajuda na redução de custos

Publicado em 29 de junho de 2020 | 16:14 |Por: Cleide de Paula

A digitalização do varejo pós-pandemia será vital para sobrevivência dos negócios. Especialista na área de transformação digital e mobilidade, Marcus Taccola, CEO da InfoGo, prevê que a grande queda no consumo, em razão da diminuição de renda e do receio das famílias quanto ao futuro, exija das empresas um controle de custo ainda maior.

Marcus projeta um período de 8 a 10 meses sem aumento de receita. Com a retração, o CEO orienta que uma das maneiras mais eficazes de se reduzir custos a automação de processos. Segundo ele, tarefas repetitivas tendem a ficar menos dependentes do ser humano e esse movimento de substituição das tarefas repetitivas por inteligência artificial está bem avançado nos países desenvolvidos.

“Esse é um movimento sem volta. As empresas estão substituindo processos por máquinas que possam trabalhar com inteligência artificial reproduzindo o pensamento humano”, reflete.

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Digitalização do varejo brasileiro

Na realidade brasileira, a automação deve fazer parte das rotinas das empresas que exijam muitas anotações e planilhas.  A automação evita erros de digitação ou mesmo interpretação, poupando horas dedicadas à refação das tarefas.  

“O varejo vai ter que enxergar muito bem seus processos e as rotinas vão passar por uma digitalização. Tudo o que puder, será automatizado. A integração digital será feita a partir do smartphone e isso vale para parte comercial também”, salienta Marcus.

O CEO desta ainda que a digitalização do varejo vai além da venda pelo e-commerce e engloba todo o back-office como sistemas ERP e demais rotinas, inclusive, atividades da equipe comercial como reuniões e negociações tendem a ocorrer virtualmente. 

Confira o vídeo:

O papel da automação de processos

A startup InfoGo foi fundada com o objetivo de digitalizar e automatizar processos que agilizem as rotinas internas de um estabelecimento, fazendo com que aumente a sua produtividade diária, não perdendo mais tempo com checagens e tornando bem mais fácil as rotinas do comércio – que envolvem um intenso volume de trabalho obrigatório e diário.

Verificar o recebimento de mercadorias, priorizar a venda de produtos próximos ao vencimento, repor produtos na prateleira, checar o estoque, atualizar quadro de avisos, fechar os caixas, criar e anunciar promoções, comparar preços dos concorrentes e repassar para estratégia comercial, são algumas das rotinas obrigatórias, além de criar e efetuar estratégias de fidelização com os clientes, como oferecer um café, dar um brinde, entre outras. 

“O aplicativo da InfoGo tem formulários detalhados que organizam a checagem de todos esses afazeres por data, loja e dia da semana. Imagine a facilidade para o gerente visualizar claramente a situação de cada rotina separadamente e, assim, tornar as estratégias promocionais e de crescimento mais assertivas? Será bem mais ágil gerir os processos”, conclui Marcus Taccola, CEO da InfoGo.

Divulgação InfoGo

arcus Taccola- CEO da InfoGo

“Quem não se atentar para esse movimento vai ter um problema de competitividade”, alerta Marcus

Outro diferencial importante do aplicativo InfoGo é que permite a realização de “perguntas condicionais”, com respostas SIM ou NÃO. Dependendo da resposta, a próxima pergunta já será direcionada de acordo. Exemplo: Este corredor apresenta problema? Qual problema tem? Não tem sentido a segunda pergunta se a primeira for não. “A dinâmica é realizada na montagem e a InfoGo direciona as perguntas conforme o formulário é montado. Isso é muito importante”, explica Taccola. Além disso, o aplicativo envia e-mail aos responsáveis alertando sobre uma condição (ex: freezer parou de funcionar, acionando a manutenção).

Tudo no aplicativo converge para dashboards e pesquisas automáticas, por inteligência artificial avançada, sem que nada precise ser criado. “Já temos a comprovação da eficiência e eficácia do nosso produto e do quanto ele cumpre com sua proposta. Muda a vida do varejista, seja ele pequeno, médio ou grande”, conclui o executivo. Para implementar toda essa rotina nos estabelecimentos, leva apenas um dia.

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