Dona das Casas Bahia pretende fechar 100 lojas e prevê demissões

Dona das marcas Casas Bahia e Ponto, anunciou um novo plano de negócios que inclui redução de até R$ 1 bilhão em estoques

Publicado em 14 de agosto de 2023 | 15:53 |Por: Júlia Magalhães

A Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto, anunciou um novo plano de negócios na última quinta-feira (10). A ação inclui a redução de até R$ 1 bilhão em estoques neste ano e uma alteração na forma de captação para financiar o crediário.

De acordo com informações foram compartilhadas pelo portal UOL, a transformação do negócio vem depois de uma mudança na alta gestão da companhia durante o segundo trimestre. Renato Horta Franklin veio da Movida para assumir a presidência da varejista, e Elcio Mitsuhiro, com passagens por Iochpe-Maxion e BRF, veio para a cadeira de diretor financeiro.

Além disso, o plano vem somado a mais um prejuízo trimestral. Foram R$ 492 milhões no período de abril ao fim de junho, após lucro de R$ 6 milhões um ano antes, no que foi o último lucro trimestral contábil da companhia desde então. O balanço divulgado nesta quinta-feira mostra a última linha do resultado pressionada por resultado financeiro negativo de R$ 801 milhões, e receita em queda.

“Temos uma mudança de estratégia da companhia. A companhia tinha uma estratégia de crescimento de GMV, de abertura de novos canais, de expansão de lojas, de aposta em fintechs. E a gente entende que isso tudo foi feito, construímos uma super plataforma e ela já é grande. Então, entre investir para crescer mais essa plataforma, ou pegar e rentabilizar o que tenho aqui, a gente prefere ganhar dinheiro com o que tem aqui”, pontuou Renato Horta Franklin, presidente da Via, em entrevista à Reuters.

Redução

Franklin disse que a Via já começou a reduzir o número de lojas. O plano é fechar em 2023 de 50 a 100 pontos que estão operando com prejuízo, além de cortar funcionários, enquanto, nos canais vendas, migrará a comercialização de produtos que atualmente não geram lucro, principalmente itens de menor preço, para seu marketplace.

Empresa demitiu 6 mil funcionários nos últimos meses. Em nota, a assessoria de imprensa da companhia informou que há previsão de uma nova “redução de pessoal”, mas que não foi divulgada uma projeção em números.

Parte dessas medidas ajudará a reduzir o nível de estoques em até R$ 1 bilhão. Este é um dos principais objetivos do novo plano, o que também aliviaria a pressão sobre a gestão financeira da empresa. “Isso aqui, esse ajuste das 100 lojas, vai trazer para gente uma liberação de estoques de 200 milhões de reais”, afirmou Franklin.

A empresa também disse que reduzirá o nível de investimentos. A estimativa é alcançar um nível até 40% menor em relação a 2022. Com a implementação dessas transformações operacionais, a companhia estima poder gerar R$ 1 bilhão em lucro líquido antes de imposto de renda, embora não haja previsão de quando. O plano tem uma série de potenciais ganhos de lucro antes de imposto de renda até 2025, mas Mitsuhiro observou que esse “não é um plano que vai demorar até 2025”, sem dar detalhes do cronograma, citando questões de governança.

Temos uma mudança de estratégia da companhia. A companhia tinha uma estratégia de crescimento de GMV, de abertura de novos canais, de expansão de lojas, de aposta em fintechs. E a gente entende que isso tudo foi feito, construímos uma super plataforma e ela já é grande. Então, entre investir para crescer mais essa plataforma, ou pegar e rentabilizar o que tenho aqui, a gente prefere ganhar dinheiro com o que tem aquiRenato Horta Franklin, presidente da Via, em entrevista à Reuters.

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Segundo trimestre

No segundo trimestre, a Via teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 469 milhões de reais, queda de 32,1% ano a ano.

A receita líquida caiu 2,1% na base anual, para 7,49 bilhões de reais, com margem bruta de 28,5%, recuo de 2,9 pontos percentuais contra o mesmo período do ano anterior.

Em vendas, o GMV total bruto ficou estável em 11 bilhões de reais, com alta de 9% no marketplace e queda de 1,2% nas vendas diretas ao consumidor.

(com informações de UOL)

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