Entrevista: campanhas online para varejo moveleiro
O especialista na área, Tiago Cardoso, fala sobre as melhores práticas para o lojista de móveis se colocarem e obterem melhores resultados online
Publicado em 29 de agosto de 2019 | 09:11 |Por: Júlia Magalhães
O marketing digital adentrou no mercado nacional e vem conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, inclusive, no varejo moveleiro. Entretanto, o estudo Digital Marketing Readiness, realizado pela consultoria McKinsey com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (Aba), aponta que empresas brasileiras estão em estágios iniciais.
Em suma, elas se auto avaliaram quanto a seu nível de maturidade em relação ao marketing digital. Sobretudo, considerando: Processos, Pessoas e Cultura; Dados & Tecnologia; Investimento & Mensuração; e Jornada & Experiência. O resultado, 80% das empresas estão só começando.
Por outro lado, o brasileiro de forma geral, é altamente conectado. Com população de 210 milhões de habitantes, há cerca de 150 milhões de internautas. Aproximadamente 70% da população (149.1 milhões) está nas redes sociais. Além disso, o Brasil é o segundo país no mundo a passar mais tempo por dia na internet (são 9h29 – sendo 3h34 nas redes sociais). Os números são da pesquisa do Hootsuite com a We Are Social com dados de 2018.
– Produção de conteúdo no e-commerce: clientes estão insatisfeitos
Diante da disparidade entre o grau de conectividade do consumidor brasileiro e do marketing digital praticado pelas empresas que os atendem, conversamos com o especialista na Criteo, Tiago Cardoso, para apontar os melhores caminhos para o lojista de móveis. A Crieo é uma plataforma de publicidade referência na Internet e Cardoso é diretor regional de estrategistas de contas Latam.
Confira entrevista exclusiva ao Portal eMóbile e se prepare para atender este consumidor conectado, omnichannel e obter melhores resultados nos próximos eventos de grande impacto do varejo moveleiro. Como por exemplo, a Semana do Brasil, Dia do Cliente, Black Friday e Natal.
Confira entrevista exclusiva com Tiago Cardoso
Portal eMóbile – Quais as melhores práticas para o varejo moveleiro se colocar online e obter melhores resultados?
Tiago Cardoso – Os consumidores estão cada vez mais conectados e esse é um caminho sem volta. A popularização dos smartphones provocou uma mudança significativa de comportamento. Afinal, os consumidores podem pesquisar produtos e comprar online a qualquer momento e de qualquer lugar. Inclusive enquanto estão dentro de uma loja física.
O estudo The Shopper Story, da Criteo, indica que 79% dos brasileiros são omnishoppers, o que significa que a jornada de compras percorre vários canais. Em suma, pode começar com o consumidor pesquisando um sofá no ambiente online e terminar com a compra na loja física, ou vice-versa. Portanto, os lojistas precisam traçar estratégias multicanais que tenham o cliente como centro de tudo.
Dessa forma, será possível impactá-lo em todos os pontos de contato, aumentando as chances de conversão. Para isso, são necessários dados e ferramentas certas de marketing para entregar a mensagem correta, no momento exato. Ademais, personalização é outro fator fundamental para atrair e engajar os consumidores de hoje. Tecnologias baseadas em Inteligência Artificial fazem toda a diferença nesta etapa.
“Personalização é a palavra-chave para conquistar os consumidores de hoje, que cada vez mais buscam experiências únicas e relevantes”
Há plataformas mais indicadas? Como escolher?
Cardoso – A atuação nas redes sociais é importante, porque se trata de um espaço com grande audiência e interação, onde as pessoas buscam recomendações e que também pode funcionar como canal de vendas.
Mas quando falamos em publicidade, é importante ressaltar o potencial da Internet Aberta, ou seja, todo o espaço fora dos limites das gigantes da tecnologia. Atualmente, o ecossistema de Internet Aberta detém 50% dos usuários, porem apenas 30% dos gastos com publicidade. É um ambiente cheio de oportunidades para ser explorado.
Varejo moveleiro: foco no usuário e integração
Como integrar o on e offline e acompanhar o consumidor omnichannel?
Cardoso – É preciso conhecer o consumidor para entender seus hábitos e oferecer o que ele precisa no momento exato. Ter acesso a dados de qualidade é fundamental. Mas tão importante quanto, é centralizar a estratégia no usuário e não no canal.
O consumidor se desloca entre a loja física, o desktop e o celular. Se a estratégia estiver focada apenas no canal, muitas oportunidades podem ser perdidas e a mensuração dos resultados não será apurada. Nesse processo de integração, os aplicativos são ferramentas poderosas de engajamento tanto no on quanto no off.
Por exemplo, o consumidor pode estar dentro da loja física e receber uma promoção no celular, com recursos de geolocalização. Um dado interessante da edição mais recente do estudo Global Commerce Review, da Criteo, revela que, na América Latina, a taxa de conversão nos aplicativos de compra é três vezes maior que na web mobile. Vale a pena investir.
O que podemos esperar para o próximo ano? Como antecipar tendências para o varejo moveleiro?
Cardoso – Podemos esperar uma convergência maior entre on e offline. Diante de consumidores cada vez mais multicanais, a convergência entre os dois mundos é o caminho natural para o varejo.
Estacionamentos dedicados para retirada de compras feitas pela internet e armários na loja física são algumas das opções que devem ganhar força. As empresas vão buscar parcerias que permitam utilizar melhor seus dados de CRM para encontrar e impactar os consumidores online com campanhas personalizadas para reengajamento e upsell.
Haverá uma crescente ênfase na condução do tráfego offline para interações online. O mobile deve continuar crescendo e os aplicativos de compras devem ganhar cada vez mais força. Podemos esperar também um maior investimento em Inteligência Artificial com foco na experiência do consumidor.