Eshopper divulga ranking de usabilidade dos e-commerces do País

The Digital Commerce Ranking também reconhece plataformas com selos de excelência; inscrições para lista de 2022 estão abertas

Publicado em 14 de abril de 2022 | 07:33 |Por: Sandra Solda

A Eshopper, especialista em análise da experiência do usuário, divulgou, nesta terça-feira (12 de abril), a 1ª edição do The Digital Commerce Ranking, premiação que visa reconhecer os 100 maiores e-commerces do Brasil em relação à usabilidade. O anúncio foi feito durante o VTEX DAY, um dos maiores eventos sobre comércio digital do mundo e que acontece até esta quarta-feira (13 de abril) em São Paulo.

A lista dos sites de compras que oferecem a melhor experiência aos clientes foi desenvolvida pela Eshopper e agregou endereços eletrônicos de seis setores: Esportes; Eletrônicos; Eletrodomésticos; Beleza e Farmácia; Moda e Acessórios; e Casa e Decoração.

A empresa do segmento esportivo Centauro aparece em 1º lugar, seguida da Farmadelivery e da Drogasil, ambas dos setores de Beleza e Farmácia. Demais grandes marcas também aparecem na lista geral, como Adidas (4º), Droga Raia (5º), Tok & Stok (6º), Boticário (7º), Consul (8º), entre outras. Para consultar o ranking completo, inclusive por segmento, acesse aqui.

A partir desta quarta-feira (13 de abril), as lojas on-line que aparecem no The Digital Commerce Ranking receberão um selo especial chamado Best User Experience, que atesta aos visitantes que o site oferece uma das melhores experiências em compras no país.

Para a seleção, foram avaliados mais de 200 critérios dos maiores e-commerces em tráfego no Brasil, em oito áreas do conhecimento (Conteúdo e Personalização; Navegação; Política de Compra; Omnichannel; Carrinho e Checkout, Performance Web, SEO e Customer Service).

A premiação foi apresentada pela General Manager da ESHOPPER, Aline Haeckel; pelo membro do conselho consultivo da ESHOPPER, Tiago Baeta; e pelo CEO Global da plataforma de comércio digital Vtex, Mariano Gomide. Os CEOs e representantes das empresas que levaram o 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria receberam os prêmios.

Ainda no decorrer da divulgação da lista foram abertas as inscrições para as empresas que desejam participar do The Digital Commerce Ranking 2022. Serão contabilizadas informações de tráfego entre abril e junho deste ano. Acesse o site para mais informações.

Além do prêmio físico, a ESHOPPER também promoveu o NFT ESHOPPER, onde premiou os 3 primeiros lugares das 6 principais categorias do e-commerce no The Digital Commerce Ranking.

A General Manager da ESHOPPER destacou que o objetivo da lista é oferecer uma análise com indicadores e boas práticas de mercado dentro de diversos setores de atuação do e-commerce. “Nosso modelo de análise compara e quantifica a experiência do cliente a fim de disponibilizar esse comparativo às empresas. Assim, as companhias podem fazer ajustes visando a melhora da experiência de compra do consumidor, de modo ainda que ele adquira produtos de maneira rápida e fácil”, explica Aline.

A executiva ainda explicou que alguns dos motivos que levam os sites a conseguirem bons índices têm relação com o fato do consumidor, em poucos cliques, categorizar o que deseja, verificar reviews e imagens ampliadas, e finalizar a compra. “Nossa ranking é um bom parâmetro sobre o que se trata uma jornada fluida e satisfatória para o cliente”.

Sobre os últimos classificados no The Digital Commerce Ranking da ESHOPPER, a Genral Manager observa que eles, além de terem a possibilidade de aprender com quem alcançou os primeiros lugares, continuam sendo referência. “Parabenizamos todos os participantes, independentemente do nível em que estão no ranking. O nosso trabalho funciona com o objetivo de realizar uma análise exclusiva e oferecer um guia com melhorias que podem ser feitas”.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) há mais de 1,5 milhão de lojas on-line no país. Questionada sobre os principais problemas encontrados lojas on-line, a General Manager da ESHOPPER foi enfática. “Há uma série de fatores que contribuem para a taxa de abandono do carrinho de compras no site. Entre elas, o layout ruim, e a falta de variedade de páginas e informações relacionadas ao frete e prazo de entrega”, exemplificou.

Confira abaixo a relação dos três primeiros colocados por cada categoria que receberam troféus (*as empresas enviaram representantes):

Geral
1º lugar: Centauro, Felipe Pavoni

2º lugar: Farmadelivery, Sérgio Noia

3º lugar: Drogasil, Diego Kiria

Beleza

1º lugar: Farmadelivery, Sérgio Noia

2º lugar: Drogasil, Diego Kilian

3º lugar: Drogaraia, Diego Kilian

Moda e Acessórios

1º lugar: Reserva, Zé Alberto

2º lugar: Mr. Cat, Thabata Cesario

3° lugar: C&A, CEO Paulo Correa

Eletrônicos

1º lugar: JBL

2º lugar: Philco, Adriana Deslandes

3º lugar: Panasonic, Denis Lucas

Eletrodomésticos

1º lugar: Consul, Eduardo Akira

2º lugar: Compracerta, Eduardo Akira

3º lugar: Frigelar, Rubem Razões

Casa e Decoração

1º lugar: Tok&Stok, Ingrid Grasser

2º lugar: Móveis Simonetti, Paulo Marvila

3º lugar: Imaginarium, Wellington Santos

Esportes

1º lugar: Centauro, Felipe Pavoni

2º lugar: Adidas, João Machado

3º lugar: Puma, Luiza Lamarca

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