Estudo revela que consumidores ainda estão dispostos a comprar móveis e colchões
Pesquisa foi divulgada pela Promob
Publicado em 12 de maio de 2020 | 15:19 |Por: Everton Lima
Uma pesquisa encomendada pela Promob Software Solutions ao IEMI – Inteligência de Mercado mostra que a venda de móveis pode ser menos impactada pela pandemia do que se imagina.
O estudo revela que 81% dos entrevistados pretendem comprar móveis ou colchões, ainda neste ano, independentemente da crise gerada pelo COVID-19. A pesquisa ouviu pessoas com mais de 25 anos, de todas as classes sociais.
A pesquisa ainda revela um cenário que pode traçar as estratégias de marketing das empresas: 47% dos entrevistados disseram que descontos nos preços dos móveis poderão motivá-los a realizar essas compras ainda neste ano.
A comunicação entre lojista e consumidor está sendo feita pelos canais digitais. 55% dos entrevistados têm usado os sites das marcas para pesquisar produtos. 48% farão as compras de móveis pela internet. Um número semelhante aos 51% que pretendem comprar colchões de forma on-line.
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52% dos participantes revelaram que receberam alguma oferta desses produtos pelo celular, depois que as lojas físicas fecharam, devido à pandemia.
Marcelo Prado, diretor do IEMI, afirma que esse cenário pode incentivar as compras de móveis e colchões por novos canais, sem a presença da loja física. “Atualmente, no Brasil, esse formato ainda ocorre em proporções modestas, cerca de 3,5% do total das vendas a varejo”, afirma.
No entanto, 38% dos entrevistados disseram que quando o isolamento social não for mais necessário, eles pretendem comprar seus móveis e colchões à moda antiga: indo pessoalmente às lojas e negociando com os vendedores.
Felipe Maciel, diretor de Marketing e Vendas da Promob, enfatiza que a pesquisa tem o objetivo de colaborar com o mercado moveleiro a fim de compreender os impactos para facilitar o planejamento dos negócios durante e no período pós-pandemia: ”No momento delicado que todos estamos enfrentando, nada mais valioso que a entrega de dados tão importantes para tomada de decisões e estratégias a curto prazo. Nosso principal objetivo nesse momento é entender como está se comportando o mercado e compartilhar da melhor forma esses conteúdos para que todos possamos sair mais fortes diante da atual situação que estamos vivenciando”, salienta Maciel.
(com informações de assessoria)