Novo conceito de colchão personalizado da Euro Colchões
Ao investir forte em tecnologia da informação e eliminar o estoque, empresa decidiu iniciar projeto para fabricação e varejo de produtos customizáveis
Publicado em 5 de outubro de 2018 | 15:59 |Por:
Entre as tendências para atrair o público consumidor atual, mais exigente e individualizado que nunca, está a customização dos produtos. Dar-lhe a chance de selecionar as características do móvel desejado, algo que sempre esteve circunscrito à marcenaria, é agora uma estratégia crescente entre varejistas e grandes fabricantes na busca pela promoção de boas experiências de compra. Um colchão personalizado, por exemplo, é resultado da particularização de preferências, tendo potencial para atrair diferentes tipos de compradores.
Essa é justamente a mais nova proposta de mercado da Euro Colchões: a entrega em até sete dias de um colchão personalizado a domicílio. Recentemente a marca lançou o conceito “E do seu jeito – um colchão para chamar de seu”, com foco no consumidor atraído por customização e exclusividade. Na hora da compra, o cliente pode mesclar e optar, em uma única mercadoria, por qualquer cor, revestimento, acabamento, conforto e tamanho dentre as opções de produtos disponíveis nas 49 lojas da marca.
– Personalização facilita relações de consumo
O que motivou a Euro Colchões a investir nesse novo modelo de serviço foi a percepção de que os compradores, com frequência, gostavam do conforto de um produto, mas preferiam o acabamento de um segundo. A condição da empresa colchoeira – que atua tanto na fabricação quanto no varejo – lhe permitiu aproveitar a lacuna para oferecer uma experiência de customização, recolhendo os pedidos nas lojas e enviando os projetos para as fábricas.
Colchão personalizado demandou mudanças estruturais
Segundo o presidente da Euro Colchões, Maurício Abalo, foi necessário um forte investimento na área tecnológica e informática nas lojas e indústria da marca para possibilitar a fabricação célere do colchão personalizado em paralelo à produção rotineira. O novo processo exigiu uma configuração bem diferente da fabricação seriada e mais atenção a elementos da Indústria 4.0.
“Foi um grande desafio, mais de seis meses para colocar em produção, fazer o pedido chegar na indústria, com características específicas, e sair de lá em uma carga. Tivemos que criar dentro do sistema informático uma nova inteligência. Foi um investimento grande em tecnologia da informação. Necessário, pois nosso sistema (loja, fábrica, distribuição) é todo integrado”, comenta Abalo.
Outra mudança estrutural realizada pela empresa e que facilitou a implementação do processo personalizado foi a eliminação do estoque. Conforme Abalo, hoje a fabricação se dá por demanda e os produtos seguem para o centro de distribuição, procedimento propício para produção customizada.
“A ideia de não ter mais estoque surgiu em 2014. No meio da crise, nós notamos que tínhamos muito dinheiro parado em estoques grandes e que muitas vezes não atendiam as necessidades apresentadas nas lojas. Tínhamos que reverter a questão dos custos, e passamos a não mais precisar daquele dinheiro empacado nos estoques. Mudamos o modelo de negócio”, diz o presidente.
A estratégia da Euro Colchões com o projeto de customização é entregar um produto que envolva não apenas a integração entre fábrica e varejo, mas também a ágil distribuição. O colchão personalizado é entregue em sete dias em todo o estado do Rio de Janeiro e nas regiões do Vale do Paraíba (SP), Juiz de Fora (MG) e Grande Vitória (ES), onde estão concentradas as lojas da marca.