Fala representante: a importância do contato humano

“Eu acredito que o meu diferencial se dá em razão da constância da minha presença junto aos lojistas”, diz o representante comercial, Karilson Fernandes

Publicado em 18 de abril de 2024 | 09:00 |Por: Júlia Magalhães

Desde os primeiros passos no ramo comercial em 1998 até se tornar um nome reconhecido no setor moveleiro, a trajetória do representante comercial, Karilson Fernandes, é marcada por adaptação, inovação e um entendimento profundo das necessidades do mercado. Iniciando sua carreira como representante no ramo alimentício, Fernandes explorou diversos setores antes de encontrar sua verdadeira paixão no mobiliário, em 2010.

Ao abrir seu próprio escritório, começou com a representação de apenas duas fábricas. Sua dedicação e trabalho árduo, sete dias por semana, rapidamente expandiram seu portfólio para seis fábricas em seis meses. Essa expansão reflete não apenas o crescimento de seu negócio, mas também sua habilidade em se adaptar e prosperar em um mercado competitivo.

Atualmente, ele representa marcas renomadas atendendo cerca de 130 cidades na região oeste da Bahia e Chapada Diamantina. Este sucesso é atribuído à sua capacidade de entender as transformações no comportamento do consumidor, especialmente a exigência por qualidade e rapidez na entrega, desafios que, para ele, foram ampliados pela ascensão do e-commerce.

Apesar disso, Fernandes observa que o contato presencial permanece crucial para o fechamento de vendas, destacando a importância de manter uma abordagem híbrida no atendimento. Seu diferencial competitivo reside na constância de sua presença junto aos lojistas e na confiança gerada pela qualidade dos produtos e atenção no pós-venda.

Essa história de adaptação e sucesso sublinha a importância da flexibilidade, do relacionamento com o cliente e da inovação contínua para se destacar no setor moveleiro e além.

Móbile Lojista | Como foi sua jornada no setor moveleiro?

Karilson Fernandes | Minha vida de representante comercial começou bem antes do setor moveleiro, meu primeiro trabalho foi em 1998, como representante comercial no ramo alimentício. Atuei em várias áreas diferentes, utilidades, bebidas, período entre 1998 e 2007, dei uma pausa das vendas e assumi um negócio próprio. Retornei em 2010 já no ramo moveleiro, onde me encontrei.

Lojista | Quais marcas você representa e para quais regiões vende?

Fernandes | Hoje temos na carteira as seguintes fábricas, Valdemóveis, Tcil, Poquema, Philco, Forte Plástico, Topázio Colchões, Solar Estofados, entre outras. Atendemos na região oeste da Bahia e Chapada Diamantina, abrangendo em média 130 cidades.

Lojista | O setor moveleiro tem passado por diversas transformações. Na sua visão, quais foram as mudanças mais significativas ao longo dos anos e como elas afetaram a dinâmica do mercado?

Fernandes | A principal mudança ocorreu principalmente no consumidor, que está cada dia mais exigente quanto a qualidade dos produtos, bem como o tempo de entrega desses itens. Desse modo, com o avanço do e-commerce, se tornou necessária a melhoria dos produtos ofertados e uma solução em logística para trazer maior eficácia na entrega dos produtos.

Lojista | Testemunhamos também mudanças quanto a maneira de compra e venda. Alguma modificação interferiu na empresa ou em sua forma de trabalhar?

Fernandes | Depois da pandemia muitos clientes se adequaram a modalidade de pedidos digitais, optando pelo contato via WhatsApp, telefone, no entanto, o contato presencial ainda é fundamental e importante para a conclusão das vendas.

Lojista | Quanto ao mercado digitalizado, como foi o seu processo para lidar com essa intensificação do mercado on-line? Atualmente suas vendas com os lojistas acontecem mais de forma presencial ou digital?

Fernandes | A adaptação ao mundo digital foi tranquila, sobretudo pelo fato de o cenário vivido ter impulsionado tanto a nós quanto aos consumidores. Fato interessante é que após essa movimentação, cerca de 30% das minhas vendas são realizadas de forma digital, havendo meses que esse percentual se estende de forma significativa.

Lojista | O que você diria que são seus principais diferenciais diante da concorrência?

⁠Fernandes | Eu acredito que o meu diferencial em relação a concorrência se dá em razão da constância da minha presença junto aos lojistas, uma vez que a concorrência, por vezes, faz um contato bem mais distante, bem como uma relação de confiança que se estabelece em razão da qualidade dos produtos ofertados, bem como a atenção no pós-venda.

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