Imcal celebra 37 anos com inovação, design e foco no lojista

Com sede em Jaci (SP), a Imcal reforça seu posicionamento no mercado, apostando em produtos versáteis e tecnologia de ponta

Publicado em 25 de abril de 2025 | 08:32 |Por: Júlia Magalhães

Nesta sexta-feira (25), a Imcal completa 37 anos de atuação, consolidando sua presença como referência em design, inovação e eficiência logística. Com sede em Jaci, no interior de São Paulo, a marca se destaca pela combinação entre estética e funcionalidade, apostando em soluções inteligentes que atendem às demandas tanto do varejo quanto do consumidor final.

“Buscamos unir forma e função em cada lançamento. Nosso objetivo é encantar o consumidor final e, ao mesmo tempo, oferecer ao lojista produtos com excelente giro e valor percebido”, afirma o gerente comercial da Imcal, Fernando Bernadeli.

Para alcançar esse equilíbrio, a empresa tem investido fortemente na modernização industrial, alinhando-se aos princípios da Indústria 4.0. Recentemente, a Imcal implementou sistemas de robótica e automação, aprimorando seus processos produtivos e garantindo ainda mais precisão, qualidade e sustentabilidade.

Confira, a seguir, a entrevista completa com Fernando Bernadeli.

Fernando Bernardeli, gerente comercial e Dino, coordenador da Imcal e Robel | Crédito: Júlia Magalhães/Revista Móbile

Móbile Lojista | A Imcal completa 37 anos com uma forte identidade ligada ao design. Como essa característica se reflete nos lançamentos previstos para 2025?

Fernando Bernardeli | Acreditamos sempre na união de estética e praticidade, com ênfase em um design versátil. Neste ano, nossos planos continuam avançando nesse sentido, buscando um design inovador e funcional para nossos produtos, com o intuito de buscar o encantamento de nossos consumidores e proporcionar a possibilidade de adaptação de nossos produtos em diferentes estilos de interiores, mantendo a sofisticação que eles procuram.

Móbile Lojista | A linha da Imcal foi desenvolvida para otimizar espaços e atender diferentes estilos de vida. Quais tendências de design e funcionalidade inspiram os lançamentos da marca?

Bernardeli | Estamos sempre atentos aos movimentos do mercado e, principalmente, às necessidades dos nossos consumidores. Trabalhamos com renomados designers e participamos ativamente dos principais eventos internacionais do setor. Tudo isso nos permite antecipar tendências globais. A partir disso, construímos estrategicamente nossas análises, pensando no que faz sentido para os clientes da Imcal.

Nossas inspirações se baseiam, principalmente, no design minimalista e na sofisticação, além das texturas diferentes e nas tonalidades atemporais. Queremos que nossos produtos sejam funcionais e elegantes, mas que também transmitam o sentimento de aconchego e contentamento, já que passarão a integrar os lares das pessoas, fazendo parte não somente da decoração, mas da rotina e dos momentos mais importantes de seus moradores.

Móbile Lojista | Quais são as principais apostas da Imcal para 2025, em termos de lançamentos e expansão de portfólio?

Bernardeli | A nossa Linha Dune tem sido um grande sucesso desde o seu lançamento em meados de 2024. Por isso, ela está sendo ampliada neste ano. Além da versão com sobreposição de tela sling, teremos a Linha Dune Ripada. Os modelos ripados também tiveram grande destaque no ano passado e mostraram que vieram para ficar.

Os ripados trazem uma estética expressiva, que mistura modernidade e elegância. Carregam uma simplicidade sem perder sofisticação, por isso são visualmente bastante interessantes e se adaptam a diversos estilos de decoração. Estamos muito contentes em compartilhar essa novidade, que já está disponível no nosso catálogo 2025.

Móbile Lojista | A marca afirma que seus produtos são “mais que móveis”, permitindo ao consumidor expressar seu estilo de vida. Como os lojistas podem trabalhar esse valor no ponto de venda?

Bernardeli | Os lojistas podem destacar essa proposta de valor criando ambientes aconchegantes e reais dentro das lojas, sempre pensando em tornar mais fácil a visualização dos consumidores.

A experiência de entrar em uma loja com uma linda decoração e poder passar a mão nos móveis, sentir os detalhes de perto, faz muita diferença e agrega valor. Além de mostrar aos consumidores como os móveis Imcal podem se comportar em suas casas.

Também é uma boa ideia oferecer algo como uma consultoria personalizada para esses clientes que visitarem as lojas. Esse especialista pode dar dicas sobre como integrar os móveis na vida cotidiana, como otimizar espaços sem perder estética, aliando tudo ao estilo de decoração que o cliente busca ou já tem em sua casa.

Móbile Lojista | A localização da fábrica em Jaci (SP) favorece a logística. Como essa posição estratégica impacta o atendimento aos lojistas?

Bernardeli | Ao oferecer uma logística estratégica e eficiente, é possível viabilizar prazos de entrega mais rápidos e com menor custo de transporte. Vivemos essa experiência no dia a dia, com a CargoMove, transportadora do Grupo Caneira.

Com a localização em Jaci, ganhamos em praticidade. O fato da transportadora e fábricas estarem na mesma cidade e terem fácil acesso para os estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, por exemplo, impacta positivamente ao reduzir prazos de entrega, já que não dependemos de carregamento de outras fábricas ou motoristas terceirizados.

Temos planos para um processo de ampliação, com a criação de um ponto de apoio no Nordeste, região em que temos uma carteira significativa de clientes. Além disso, também pretendemos investir em caminhões maiores, proporcionando mais carga com menos veículos.

Tudo isso aliado ao trabalho de motoristas qualificados, que conhecem os clientes e têm zelo pelos produtos. Eles também representam a nossa marca e fazem a diferença no atendimento ao lojista.

Móbile Lojista | Há investimentos previstos em tecnologia e produção para este ano?

Bernardeli | Em 2025, a Imcal investirá ainda mais em tecnologias avançadas e equipamentos que melhoram a produtividade da fábrica e a qualidade dos produtos, buscando sempre modernização e excelência em nossas operações como um todo.

Dentre os investimentos mais recentes, destacam-se a adoção de sistemas de robótica e a implementação de conceitos da Indústria 4.0. O aprimoramento da nossa produção sempre está entre as nossas maiores prioridades, buscamos qualidade e precisão aliados à sustentabilidade e, neste ano, manteremos nosso compromisso em elevar os atributos dos produtos Imcal.

Móbile Lojista | Quais estratégias a Imcal pretende priorizar para fortalecer o relacionamento com os lojistas em 2025?

Bernardeli | Pretendemos manter, aprimorar e consolidar as estratégias que já temos aplicado, como o foco no suporte aos clientes, manter o compromisso com a qualidade dos nossos produtos, criação de campanhas de marketing, suporte nas questões de processos logísticos, mantendo sempre uma comunicação transparente e o compromisso permanente em entender as necessidades dos lojistas parceiros, dos nossos consumidores e do mercado mobiliário.

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas