Inteligência Artificial no varejo: o que esperar para 2023?

Tendência tecnológica para o setor tende a crescer ainda mais no próximo ano

Publicado em 24 de outubro de 2022 | 14:48 |Por: Geane Godois

Entre as principais tendências tecnológicas que estarão em alta em 2023, a Inteligência Artificial (IA) no varejo aparece como uma das protagonistas e aliadas do setor. 

Seja através dos e-commerces – que seguem em crescimento – ou como uma estratégia de coleta de informações que potencializam toda a cadeia comercial de um negócio, a tecnologia se mostra adaptável e essencial para quem deseja dar um passo além no mercado.

Entenda algumas vantagens de utilizar a Inteligência Artificial no varejo

O relacionamento personalizado com o consumidor é o maior trunfo que o uso da IA pode proporcionar. Além disso, a possibilidade de otimização do tempo de atendimento e o aprofundamento e obtenção de informações aumentam a competitividade e melhoram a experiência do usuário.

Só este último ponto já seria o suficiente para justificar a vantagem do uso da Inteligência Artificial no varejo, afinal, de acordo com um novo estudo da CX Trends Latam 2022, 60% dos clientes procuram marcas concorrentes depois de apenas uma única experiência ruim durante a jornada de compra.

No entanto, outros benefícios podem ser observados em processos como:

  • Gerenciamento de produtos: ao utilizar um sistema que automatiza informações de gestão cotidiana de entradas e saídas de produtos, estoque e pedidos, a integração de toda a equipe se torna mais eficiente, resultando em agilidade no atendimento. Atendimento mais ágil, clientes mais satisfeitos e propensos à fidelização;
  • Precificação: otimizando a administração de itens e etapas, é possível ter uma análise mais concreta e detalhada sobre o comportamento dos consumidores da marca varejista, além de comparativos com outros dados de promoções, concorrência, incidência em datas específicas, etc. Dessa forma, precificar de maneira correta as vendas de um negócio é muito mais simplificado;
  • Prever demandas e atingir o público certo: algoritmos conseguem contribuir para que os empresários alinhem estratégias, reunindo dados que permitem direcionar para quem determinados produtos, como os móveis, se destinam – a partir das buscas registradas, por exemplo.

E esses são alguns exemplos que figuram como grandes aliados com o uso da IA que tendem a crescer e trazer novas movimentações no mercado.

Saiba mais sobre o mundo do varejo moveleiro com as notícias diárias do eMóbile.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas