Itatiaia completa 60 anos e apresenta nova linha de Air Fryers
Dos lançamentos mais recentes da Itatiaia, destaque para os seis novos modelos de Air Fryers, com diversos tamanhos (12, 8, 5 e 4 litros), projetados para oferecer praticidade e atender às necessidades dos consumidores
Publicado em 5 de agosto de 2024 | 13:30 |Por: Júlia Magalhães
Em 1964, em um modesto galpão na cidade de Ubá (MG), com apenas oito colaboradores, nasceu a Itatiaia. Fundada por Lincoln Rodrigues Costa, a empresa tem um nome inspirado no majestoso Pico das Agulhas Negras, situado no Parque Nacional de Itatiaia.
Esse nome não foi escolhido por acaso: desde o início, a Itatiaia vislumbra o alto e incorpora um DNA de inovação e visão de futuro. Ao longo dos anos, a essência visionária de seu fundador transformou a pequena operação em um gigante da indústria, sempre dialogando com seu tempo e superando expectativas.
“A história de sucesso da Itatiaia é edificada diariamente, com a dedicação, o talento, a admiração e a confiança de seus colaboradores e clientes, partes essenciais da sua trajetória”, resume o diretor comercial da empresa, Robson Peixoto Sampaio.
Hoje a Itatiaia é referência no mercado e uma das maiores fabricantes de cozinhas, cooktops e fogões do Brasil, com aproximadamente 1,5 mil colaboradores diretos, e exporta seus produtos para os Estados Unidos, América do Sul, América Central e África.
E a empresa não para de evoluir, frisa Sampaio. “Somos uma marca com multicategorias, onde trazemos em nosso portfólio soluções completas para a casa dos brasileiros com Cozinhas de Aço, Cozinhas de Madeira, Fogões, Cooktops e Eletroportáteis.”
Não é à toa que a Itatiaia é constantemente premiada, sendo considerada a marca mais lembrada no segmento de aço há 19 anos consecutivos pelo Prêmio Top Móbile e reverenciada pelo Prêmio Reclame Aqui, há cinco anos consecutivos, como o melhor atendimento do Brasil.
Para comportar esse sucesso, a marca possui um conglomerado de dois modernos parques industriais: um em Ubá (MG), com 350 mil m² e 85 mil m² de áreas construídas; e outro em Sooretama (ES), com 600 mil m² e 46 mil m² de áreas construídas; além de um moderno showroom em São Paulo, com 300 m². A empresa tem representantes em todo o Brasil, com oito mil clientes que revendem seus produtos em 18,5 mil pontos de distribuição no País.
Qualidade e tradição
O diretor comercial resume que a Itatiaia mantém sua essência de qualidade e tradição ao longo dos anos, equilibrando inovação e respeito aos valores que sempre guiaram a empresa. “O sucesso é resultado do compromisso com a excelência e com a adaptação às novas tendências de mercado, tudo para oferecer a melhor experiência aos clientes”, destaca Sampaio.
Relevância contínua
Com a modernização e avanços tecnológicos, a Itatiaia – que iniciou suas atividades fabricando móveis de aço – diversificou sua linha de produtos, adotando processos mais eficientes e oferecendo soluções variadas para os consumidores. Ao longo de sua trajetória, introduziu móveis de madeira, fogões com mesa inox e de vidro, cooktops e uma linha completa de eletroportáteis.
Essa diversificação foi guiada por pesquisas de mercado para entender melhor as necessidades dos clientes B2B e B2C. “Para nos mantermos relevantes, expandimos nosso mix com a estratégia de multicategorias, oferecendo diversas soluções práticas e sofisticadas para os lares brasileiros. Em 2021, realizamos um rebranding, trazendo uma nova identidade visual e conceitos que fortalecem os valores da marca”, explica o diretor comercial.
Atualmente, a Itatiaia oferece soluções completas e de alta qualidade. Entre os diferenciais dos produtos, destacam-se a qualidade e durabilidade. “Nossos produtos são robustos e têm longa vida útil”, ressalta Sampaio.
A tradição e confiança são pilares da empresa, e a exclusividade dos produtos é outro diferencial. Todos os itens passam por rigorosos testes de qualidade em laboratório próprio, garantindo resistência até mesmo em regiões litorâneas.
O design funcional e moderno dos produtos oferece estética contemporânea e praticidade no uso diário. As cozinhas Exclusive, Lisboa e Essence, por exemplo, possuem rodapés em PVC, 100% resistentes à água, facilitando a limpeza.
“A cozinha Nápoles combina a durabilidade do aço com a sofisticação da madeira”, explica Sampaio. Já as cozinhas moduladas, com módulos de dimensões padrão, são adaptáveis às necessidades específicas dos consumidores, proporcionando flexibilidade e funcionalidade.
A sustentabilidade é uma prioridade para a empresa, que adota práticas de produção eco-friendly e utiliza materiais sustentáveis. O custo-benefício é outro ponto forte, com produtos de alta qualidade a preços competitivos.
Por fim, o atendimento ao cliente é um dos maiores orgulhos da Itatiaia. “Com suporte eficiente e escuta ativa dos consumidores, a marca é reconhecida pelo Prêmio Reclame Aqui como o melhor atendimento do Brasil. Nosso compromisso é sempre colocar o cliente em primeiro lugar e construir uma relação de confiança e duradoura”, pontua Sampaio.
Lançamentos da Itaiaia
Dos lançamentos mais recentes da Itatiaia, um dos destaques é a Cozinha de Aço Renova, que possui um design inovador e conta com diferenciais exclusivos e inspiradas nas melhores tendenciais europeias, como as portas embutidas nos gabinetes e o tampo chanfrado.
Outro exemplo é a Cozinha de Madeira Essence é 100% MDF, com detalhes em madeira maciça, e traz cores modernas (Fendi, Gris e Cedro) que traduzem a sofisticação e a modernização da marca, sem perder a sua essência de tradição construída ao longo de sua história.
“Destacamos também o lançamento da linha de Air Fryers Itatiaia. São seis novos modelos com diversos tamanhos (12, 8, 5 e 4 litros) para trazer mais praticidade aos nossos consumidores e atender as necessidades de todos os tipos de clientes”, comenta Sampaio.
“E para refletir ainda mais na evolução da marca e reafirmar a nossa estratégia de ampliar o nosso portfólio com as multicategorias, a Itatiaia apresenta a nova linha de Eletroportáteis, com os lançamentos dos Cooktops de Indução, Fornos, Batedeiras, Chaleiras, Panela de Pressão, Sanduicheiras e Grill.”
Conheça a nova linha de Air Fryers Itatiaia
Suporte para o lojista
A Itatiaia se destaca pela estreita colaboração com lojistas, garantindo a boa representação e venda de seus produtos. A empresa oferece uma robusta estratégia de Trade Marketing, que inclui assistência completa ao cliente, adaptação estratégica às demandas locais e visual merchandising com amplo material promocional.
O suporte aos lojistas é contínuo e abrangente, com uma equipe comercial e de pós-vendas capacitada, além de suporte 24 horas. A capacitação dos colaboradores é um ponto forte, com treinamentos presenciais e on-line em todo o País, além de campanhas de incentivo de vendas com premiações diversas para os vendedores.
“Não basta apenas vender para o lojista, é essencial apoiá-lo para que ele possa alavancar suas vendas”, ressalta o diretor comercial. Para isso, a empresa também realiza análises de precificação regional para garantir competitividade.
O conceito de “loja perfeita” é promovido pelo gerenciamento de categorias dos itens no ponto de venda, maximizando o potencial econômico dos lojistas. “Nosso objetivo é proporcionar todo o suporte necessário para que nossos parceiros tenham sucesso e cresçam junto conosco”, conclui Sampaio.
Principais marcos e momentos decisivos na trajetória da Itatiaia
1964 – Fundação da Itatiaia pelo Sr. Lincoln Rodrigues Costa.
1979 – Expansão da fábrica em Ubá (MG) com a construção de novos galpões e a instalação de novas máquinas.
2003 – Primeira indústria fabricante de cozinhas de aço a obter a certificação ISO 9001.
2008 – Início da produção das cozinhas de madeira.
2013 – Inauguração da fábrica de fogões e cooktops em Sooretama/ES.
2021 – Rebranding Itatiaia.
2022 – Lançamento da linha de eletroportáteis.
2023 – Inauguração do showroom em São Paulo.
2024 – 60 anos da Itatiaia.
Leia matéria na Móbile Lojista 310.
Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!