JB Bechara lança primeiro móvel 100% sustentável

JB Bechara conta com apoio de fornecedoras e consultoria de ESG para desenvolver seu primeiro móvel sustentável na sua nova marca, Jb Impct0

Publicado em 26 de setembro de 2022 | 12:37 |Por: Júlia Magalhães

Em iniciativa pioneira, JB Bechara, o lança primeiro móvel 100% sustentável da América Latina, a partir da sua nova marca, a Jb Impct0. Como isso é possível? Ao unir todos os componentes e elos da fabricação e usando materiais que tenham impacto zero ao meio ambiente. Assim nasceu o novo braço da marca centenária, a JB Impact.0 – feita para ter o menor impacto no meio ambiente e maior impacto no espaço do consumidor. Afinal, aliam tecnologia ao design moderno, além do preço acessível.

Móvel sustentável de ponta a ponta

A mesa e as banquetas JB Impct0 001 e JB Impct0 002, são os primeiros móveis 100% sustentáveis da América Latina. Versátil, estilosas e sustentáveis, a mesa e as banquetas têm um design que combina com todos os espaços: da sala a um ambiente com maior circulação. E mais do que isso, trazem sustentabilidade com um preço acessível para todos.

Na composição, não usam apenas um componente consciente. Tudo foi pensado com cuidado na busca das melhores opções e fornecedores que abraçam a causa. O lançamento da JB Bechara é fruto de parceria com fornecedores e forte preocupação com o ESG. Para isso, a JB Bechara buscou o que havia de melhor no mercado a fim de que fosse um móvel 100% sustentável de ponta a ponta, revela o CEO da marca, Rodrigo Bechara.

JB Bechara

 JB Bechara

Crédito: divulgação JB Bechara

– Tintas e vernizes de baixa toxicidade e isentas de metais pesados

A partir da iniciativa do CEO da marca centenária, Rodrigo Bechara, fornecedoras da indústria somaram ao projeto. A Sayerlack entrou com a tecnologia UV, considerada uma das mais modernas para atender as rígidas exigências ambientais.

– Matéria-prima de plantações florestais bem manejadas

A matéria-prima do painel de madeira reconstituída da Dexco – anteriormente Duratex –, segue normas e diretrizes para que as atividades ocorram de forma a ter o menor impacto possível sobre o ambiente e as comunidades onde atuam.

– Embalagem zero plástico e produzida de fontes renováveis

A embalagem desenvolvida pela Klabin para a JB Bechara é produzida com matéria-prima renovável, oriunda de florestas plantadas e certificadas da própria Klabin e, também, com fibras recicladas, sendo biodegradável e reciclável.

“Mesmo com todos esses atributos, conseguimos incluir um diferencial a fim de diminuir a quantidade de resíduos descartados e incentivando a reutilização do material: as embalagens trarão indicações de recorte e montagem de um cachepot para ser usado como decoração. O reaproveitamento é uma forma inteligente de design, que promove a reutilização dos materiais, aumentando o ciclo de vida da embalagem e diminuindo o montante de resíduo descartado”, revela a diretora.

– Estratégia corporativa de impacto

A Grape ESG, líder nacional em soluções de estratégias de sustentabilidade para empresas, se uniu à JB nessa iniciativa que representa uma verdadeira revolução, o primeiro projeto na América Latina que nasceu com todos os elos da cadeia de valor priorizando aspectos da sustentabilidade.

“Desde as conversas iniciais, há cerca de dois anos, entendemos a necessidade do Rodrigo Bechara nesta mudança, justamente porque, no setor moveleiro ainda não existe um movimento voltado ao ESG, principalmente na América Latina”, pontua o gerente de planejamento de projetos da Grape, Rafael Malateaux.

Estímulo ao consumidor

“Precisávamos criar algo que remetesse todas as nossas atitudes de ESG e que tivesse impacto zero na natureza. Nos desafiamos neste processo para lançar algo 100% sustentável, inovador e moderno, como realmente são os móveis da JB Bechara”

Até mesmo o manual enviado junto com o produto também foi escolhido a dedo. A intenção é de que ele não seja apenas um papel de uso único, por isso, o manual é impresso em um papel semente. Isso significa que após utilizado na instrução da montagem, ele poderá ser plantado.

“O consumidor pode rasgar o manual, plantar e dentro de 20 dias, nascerá um pé de rúcula”, finaliza o gerente de planejamento de projetos da Grape, Rafael Malateaux. Com isso, a marca reforça, mais uma vez todo o propósito envolto à JB Impct0. A ação visa estimular o consumidor, mostrando que a JB fez a sua parte, falta apenas o consumidor encerrar o ciclo.

Outra parte importante se deu pela escolha da Sagarana Comunicação, responsável pela concepção de projeto, planejamento e execução da nova marca. Projetos com propósito fazem parte do escopo da agência que, inclusive, criou o conceito de Comunicação de Interesse das Pessoas (CIP), um dos seus diferenciais.

 

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