Lojas Koerich investe em inovação para o varejo com KLAB
Lojas Koerich, uma das maiores varejistas de Santa Catarina, procura estar conectado com a atualidade e investe no desenvolvimento do laboratório KLAB
Publicado em 15 de fevereiro de 2019 | 10:03 |Por: Taisa Heimbecher
Em tempos de constantes mudanças de hábitos de consumo, uma das maiores varejistas de Santa Catarina, Lojas Koerich, investe em inovação para o varejo ao desenvolver o KLAB. O laboratório é completamente voltado às novas necessidades dos clientes e visa estudar as constantes mudanças de hábitos de consumo, é comandado por Rafael Koerich, neto do presidente do grupo, Antonio Koerich.
“O KLAB é um ambiente de conexão, experimentação e inovação, dedicado a convergir ações e projetos do Koerich. O momento é oportuno para a inovação, pois no mundo inteiro o varejo busca novas experiências para o cliente. O laboratório é uma forma de testar o que há de mais moderno no setor e viabilizar um modelo de inovação para as nossas operações”, explica Rafael.
A digitalização no varejo vai muito além do processo de e-commerce e Rafael explica que, nas lojas da rede, por exemplo, “o vendedor já consegue realizar todo o processo de venda em poucos cliques no tablete e o pagamento pode ser via autoatendimento”, destaca Koerich.
Segundo consultores da Bain & Company, uma das principais consultorias do setor de bens de consumo do mundo, o Brasil leva vantagem sobre outros mercados da América do Sul na corrida de inovação para o varejo e a Koerich já prepara a empresa focado em seu centenário.
“O varejo já entendeu que o melhor jeito de atrair clientes e retê-los é ter uma experiência fácil de compra e relacionamento. Precisamos investir nas pessoas para que elas se insiram nesse processo para contribuir com toda essa mudança que está acontecendo. Não vamos virar a chave para a cultura digital da noite para o dia, mas estamos construindo uma empresa mais voltada para o digital”, define Rafael Koerich.
– Antônio Koerich, presidente da Lojas Koerich
A inovação para o varejo do KLAB terá integração com todos os departamentos da empresa e estará alinhado com o planejamento estratégico da corporação. A Lojas Koerich vai buscar parcerias com startups para desenvolver ferramentas que agreguem ao dia a dia dos consumidores.
“Uma das nossas metas do ano é realizar ações com os diversos setores da empresa, desde a equipe de vendas até o administrativo, para que pensem como a tecnologia pode proporcionar facilidades para o nosso negócio – agilidade nos processos, relação com mercado e com os clientes”, comenta Rafael.