Lojas Americanas promoveu hackathon de design
Evento realizado em parceria com o Istituto Europeo di Design (IED) contou com a participação de alunos, ex-alunos e professores da instituição, além de executivos da companhia
Publicado em 4 de abril de 2019 | 14:07 |Por: Thiago Rodrigo
A Lojas Americanas acredita que o fomento à pesquisa e à inovação, além de garantirem soluções reais para os desafios atuais e futuros, podem gerar frutos para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Com este propósito, a companhia promoveu, entre os dias 29 de março e 1º de abril, um hackathon em parceria com o Istituto Europeo di Design (IED). A maratona teve como desafio a criação de novos espaços para diferentes modelos de loja, como a Local, rede de conveniência da Lojas Americanas.
O hackaton buscou estimular a criatividade de alunos e ex-alunos do IED – referência nacional e internacional em design – por meio da troca de experiências com profissionais da instituição de ensino e executivos da Lojas Americanas. Durante o evento, os participantes foram incentivados a pensar em soluções inovadoras para o negócio, utilizando seus conhecimentos nas áreas de Design de Espaços, Design Gráfico, Moda e Estratégia, entre outros.
A professora dos cursos de Design de Interiores e Retail Design do IED, Juliana Neves, orientou que, a partir da proposta compartilhada pela Lojas Americanas, os participantes pensassem em uma solução que englobasse expositores modulares, flexíveis e autoportantes, já que as unidades demandam um layout que se adapte às diferentes necessidades de consumo.
“Com isso em mente, comprovei para os alunos a importância desses três pontos funcionais aparecerem no projeto deles. Além disso, o móvel desenhado também deveria estar alinhado com o conceito e o posicionamento da marca LOCAL”, complementa Juliana.
Segundo a professora de design, esta experiência permite ao estudante vivenciar diretamente a realidade do mercado de trabalho e suas múltiplas possibilidades. “O hackathon é uma oportunidade em que tanto a empresa quanto os alunos saem ganhando. A empresa ganha pela possibilidade de encontrar soluções inovadoras para questões reais enfrentadas no dia a dia das lojas, enquanto os alunos adquirem a experiência de colocar suas ideias em prática e a oportunidade de construir um portfólio mais robusto”, afirma.
A ideia do recente hackathon em parceria com o IED partiu do “Digital Lab”, área da Lojas Americanas que tem como uma de suas propostas fortalecer a interação entre o mercado e instituições de ensino. A conexão com o conhecimento acadêmico é uma das formas de atualização do negócio, colocando a empresa em contato com o que há de mais moderno e inovador no mercado e trazendo novas perspectivas.