Lojas Colombo explica procedimentos para realização da Liquidação Bombástica 2019
Rede varejista conta que para promover as queimas de estoque no começo do ano é necessário planejamento e atenção à segurança
Publicado em 6 de março de 2019 | 08:00 |Por:
Já se tornou comum no início do ano as grandes queimas de estoque no comércio varejista. No mês de janeiro, após a alta temporada de compras alavancada pela Black Friday, em novembro, e o Natal, em dezembro, as redes de lojas promovem liquidações dos produtos remanescentes e atraem multidões de consumidores em função de seus descontos atrativos.
No segmento de móveis e eletrodomésticos, a estratégia vem ano a ano consolidando o aumento do volume de vendas num período caracterizado pela ausência de estímulos ao consumo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro de 2018 frente ao mesmo mês do ano anterior a alta na taxa de vendas do setor de eletromóveis foi de 5,2%, enquanto que em 2017 o crescimento foi de 4% em comparação a 2016.
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Para realizar tais queimas de estoque, as grandes redes varejistas precisam proceder estrategicamente nos bastidores para garantir a satisfação do cliente, conferir segurança ao abrir as portas para a liquidação e resolver eventuais problemas que possam surgir no pós-venda.
A Lojas Colombo, por exemplo, durante sua Liquidação Bombástica 2019 envolveu as 250 unidades da rede e também o e-commerce. De acordo com a empresa, foram mais de 10 mil itens comercializados com desconto, entre produtos novos e saldo de mostruário, durante três dias. Segundo o diretor comercial, Eduardo Colombo, foram realizados turnos estendidos levando-se em consideração as horas-extras e os acordos estabelecidos com os colaboradores e seus representantes.
“Existe, ainda, uma mobilização técnica para acolher e ajudar os clientes que entram nas lojas dispostos a comprar. As equipes são orientadas para estarem prontas para serem ágeis e manterem o mesmo nível de qualidade e atenção do serviço prestado durante todo o ano. O momento de liquidação é festivo, e as vendas são realizadas em volume. É preciso levar muito em consideração o cliente, que esperou para comprar, que planejou e aguardou o momento da liquidação”, diz Colombo.
O diretor explica que a empresa toma cuidados especiais com a segurança neste período de queimas de estoque, que seguem as necessidades locais com ações específicas para cada loja. Os gestores de tratam estas necessidades, juntamente com a equipe especializada de acordo com o local em que a loja está inserida e do volume de pessoas esperado. Os móveis, segundo ele, costumam se destacar nesta data promocional.
“As equipes das lojas organizam as filas e distribuem senhas. Desta forma, as pessoas que chegaram cedo serão contempladas e valorizadas. A média de clientes recebidos na Liquidação Bombástica depende de cada loja. Existe um acréscimo importante no fluxo registrado nesses dias. Os produtos anunciados são os mais procurados, o cliente vem em busca do anúncio e acaba comprando outros itens. A linha de móveis é uma das mais representativas durante a liquidação”,
A preparação logística da Liquidação Bombástica tem início com meses de antecedência, a partir das negociações com os fornecedores. Nos dias de liquidação, a loja está abastecida para a pronta-entrega e, quando termina, é necessária agilidade para repor o estoque e obter itens para a exposição.