Lojas físicas e digitais apostam em realidade aumentada nas vendas

Para impulsionar as vendas, empresas como Wood Prime, Leroy Merlin e Mobly adotam solução da R2U para mesclar o mundo real com o virtual

Publicado em 4 de agosto de 2021 | 16:53 |Por: Thiago Rodrigo

A realidade aumentada é a mais nova tecnologia a ganhar adeptos no mercado varejista para transformar a jornada de compra e a experiência do consumidor. Com o crescente interesse na tecnologia, a R2U empresa de soluções de realidade aumentada, tem sua solução em diversas empresas para virtualizar milhares de produtos dos estoque delas vendidos nos aplicativos mobile ou nas lojas online.

Lojas de móveis e artigos de decoração como a Wood Prime e a Mobly, do setor de materiais de construção e decoração, como a Leroy Merlin, e de eletrodomésticos, como a Electrolux, estão entre alguns dos negócios que fecharam parceria com a R2U. A empresa registrou um aumento de 153% no faturamento no primeiro semestre de 2021 e contabiliza 35 clientes, sendo 32 varejistas.

Confira como foi o Top Móbile 2021

A tecnologia de realidade aumentada da R2U possibilita que os consumidores façam simulações de como ficarão os produtos instalados em suas casas na hora de planejar a construção ou a reforma usando as câmeras de seus smartphones para mesclar o mundo real com o virtual. Segundo dados do Statista, para 63% dos consumidores a RA melhora a experiência de compra. Além disso, até 2023 cerca de 2,4 bilhões de pessoas vão usar essa tecnologia no celular.

Realidade aumentada na Leroy Merlin

No caso da Leroy Merlin, os clientes podem testar mais de 3 mil produtos em ambientes como banheiro, cozinha, escritório, jardim e quintal, lavanderia, oficina de trabalho, quarto, sala e varanda.

“A tecnologia da R2U permitirá oferecermos uma experiência única e revolucionária aos nossos clientes, que sem sair de casa conseguirão visualizar em realidade aumentada como uma pia, um vaso sanitário ou um lustre ficarão ao serem instalados no ambiente. É um recurso inédito que ajudará na decisão de compra e, certamente, irá impulsionar nossas vendas online”, assinala Elias Rodrigues, Diretor de Experiência Cliente e Marca da Leroy Merlin.

“Nossa tecnologia agrega um enorme valor. Comprar materiais de construção é sempre um desafio, uma vez que, mesmo estando na loja física, o consumidor tem dúvidas se o que está comprando irá realmente servir e combinar com o ambiente. A realidade aumentada transformará a experiência de compra neste e em vários outros setores”, acrescenta Caio Jahara, CEO da R2U.

Wood Prime

Enquanto a média de crescimento do e-commerce de móveis e decoração brasileiro em 2020 foi de 53%, segundo pesquisa ebit|Nielsen, a Wood Prime, loja de móveis e artigos de decoração, apresentou um aumento nas vendas de 102% no mesmo período com o suporte da R2U. Além da realidade aumentada aplicada aos diversos modelos de móveis da empresa, que permite que usuários vejam produtos em tamanho real em seu ambiente a partir do navegador do celular, foi criada uma solução de customização online: o Personalizador Wood Prime, que possibilita a escolha de diferentes revestimentos, pinturas e tecidos sem sair da página do produto, além da visualização no ambiente real, com alta fidelidade.

“A pandemia da COVID-19 e o consequente receio do consumidor em ir a uma loja física aumentou o desafio dos nossos clientes em visualizar como um móvel personalizado ficaria em seus espaços, indicando que a operação da Wood Prime se tornaria cada vez menos viável, dados os altos custos para oferecer uma boa experiência. Buscando facilitar o processo de compra, pesquisamos tecnologias inovadoras que pudessem ajudar na experiência do usuário e, então, chegamos à R2U”, comenta Diego Soledade, fundador e CEO da Wood Prime.

Realidade aumentada na Mobly

Além da realidade aumentada, a loja de móveis e de artigos de decoração online Mobly conta com o suporte do Visualizador 3D da R2U, que permite que os usuários vejam todos os ângulos do produto. Com os recursos, a Mobly aumentou em 82% a taxa de conversão de compra e em 115% o tempo que os clientes passam na página.

“A solução da R2U proporciona aos nossos clientes uma experiência de compra diferenciada, além de gerar fidelização, aumento de vendas, agilizar os processos de compras e reforçar a integração dos universos físico e digital, ampliando, assim, nosso conceito de omnichannel”, finaliza Eduardo Soares, Gerente de Produtos da Mobly.

R2U

A R2U foi fundada em 2016 com a visão de que a realidade aumentada iria mudar completamente a maneira como as pessoas interagem com o mundo à sua volta. Suas soluções passam pelo web AR, permitindo que o usuário visualize o produto desejado no local onde ele será instalado por meio do celular, diretamente pelo navegador, sem a necessidade de baixar aplicativos, e pelo Customizador 3D, com o qual o consumidor consegue escolher acabamentos e outros detalhes do produto e aplicá-lo, já customizado, no local onde ele será instalado.

As soluções R2U auxiliam os varejistas a incrementar a conversão de vendas e a reduzir custos operacionais de logística reversa, uma vez que auxiliam o consumidor a entender se o produto que será comprado realmente cabe no local planejado e se ele combina com o restante da decoração.

Por sua vez, a Wood Prime é uma loja de móveis e decorações personalizadas. Pioneira na venda online de móveis customizados, oferece exclusividade, design, estilo e conforto aos seus clientes desde 2011 e tem a inovação tecnológica em seu DNA.Realidade aumentada

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas