Marcas de varejo se destacam entre as 25 mais valiosas do país

Estudo considerou características como a qualidade da governança e transparência de dados financeiros

Publicado em 5 de setembro de 2019 | 16:42 |Por: Everton Lima

A Interbrand divulgou um levantamento com as marcas mais valiosas entre as empresas brasileiras. Entre elas, duas marcas de varejo se destacaram: Casas Bahia e Magalu.

A Magalu ficou na 14ª posição do ranking deste ano. Pelo segundo ano seguido, a empresa experimentou um grande crescimento na valorização da sua marca: 46% com relação a 2018. De acordo com o ranking, a marca vale R$ 1,08 bilhão.

Para Frederico Trajano, CEO do Magalu, esse resultado é fruto do investimento em tecnologia personalizado às necessidades do público da marca. “O que tem mais chamado a atenção do mercado é a maneira como integramos tecnologia e calor humano no negócio. É o que chamo de high tech, high touch. Afinal, por um lado, somos uma marca que traz muitas novidades tecnológicas para o consumidor, mas, por outro lado, há muito calor humano nas interações que a marca estabelece com os clientes”, explica.

No ano passado, a empresa já experimentou uma valorização surpreendente, destacando-se entre as marcas de varejo: 50% com relação a 2017 (R$ 745 milhões).

Casas Bahia está entre as maiores marcas de varejo

Uma das marcas mais conhecidas do consumidor brasileiro, as Casas Bahia, também aparece com destaque no levantamento divulgado pela Interbrand. A empresa está na 18ª posição e sua marca desvalorizou -6%. De acordo com o estudo, ela vale R$ 678 milhões. Em 2018, a marca havia experimentado uma valorização de 5%, passando a valer R$ 722 milhões.

– SBVC divulga lista com as maiores empresas do varejo

Os pesquisadores consideram vários fatores nesse levantamento, como a transparência dos dados financeiros da empresa, a qualidade de sua governança e a geração positiva de lucro.

Quando se verifica a evolução da soma do valor de mercado das 25 maiores marcas brasileiras, é possível observar que se trata de uma valorização constante. Em 2010, essa soma resultava em R$ 78,15 bilhões. Hoje, ele ultrapassa a marca de R$ 129 bilhões.

Entre as marcas de varejo, outras empresas também se destacaram no ranking. Entre elas as Lojas Americanas (R$ 1,3 bilhão). A lista é liderada pelos bancos Itaú (R$ 33,5 bilhões) e Bradesco (R$ 24,8 bilhões).

Você já segue o perfil do eMóbile no Instagram? Conteúdos exclusivos são publicados lá!

(com informações de assessoria)

 

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas