Móveis Albatroz celebra 38 anos de história

A fabricante de Arapongas (PR) comemora, este sábado (30) quase quatro décadas de inovação e crescimento no setor moveleiro

Publicado em 29 de novembro de 2024 | 07:43 |Por: Júlia Magalhães

A trajetória da Móveis Albatroz, fundada em 1986 pelos irmãos Alceu, Gilberto e Moacir Paludetto, é marcada por evolução constante. Inicialmente uma metalúrgica voltada para serviços de torno, solda e serralheria, a empresa deu um salto ao investir na fabricação de móveis de madeira, consolidando-se como referência no setor.

Em seus primeiros anos, a Móveis Albatroz fabricava beliches torneados e, em seguida, ampliou seu portfólio com baús, sapateiras e guarda-roupas. A adaptação às demandas do mercado levou à substituição de materiais tradicionais por chapas de aglomerado revestido, resultando em produtos como dormitórios completos e estantes, que impulsionaram as vendas.

A expansão foi inevitável: em 2001, a criação da marca Palumóveis, especializada em racks e estantes, complementou o crescimento. Em 2006, com a inauguração de uma nova unidade fabril em Arapongas, a empresa atingiu 15 mil metros quadrados de área produtiva, fortalecendo sua estrutura. Hoje, a linha de produtos inclui guarda-roupas, cômodas, cabeceiras e a Linha Mimo.

Sucessão familiar

Após o falecimento de Alceu Paludetto, em 2009, a liderança foi assumida por seu filho, Eduardo Paludetto, que implementou mudanças significativas.

“Mesmo sendo da família e estando preparado, enfrentei algumas dificuldades no início. Foi necessário profissionalizar a empresa, definindo o papel de cada sócio e a necessidade de competências adequadas para os cargos. Estamos na segunda geração, e por acordo entre os fundadores, apenas um filho de cada sócio pode trabalhar na empresa. Atualmente, sou o CEO e diretor administrativo, enquanto meus primos, Andrei (diretor comercial) e Leandro (diretor industrial e financeiro), também estão envolvidos no negócio”, explica.

Após a transição bem-sucedida de comando, ele percebeu a necessidade de buscar apoio externo para fortalecer a gestão. “Logo após a sucessão, não sentimos necessidade de consultoria externa, mas, nos últimos anos, identificamos a importância desse apoio. Contratamos consultorias para criar novas diretorias, reorganizar nosso organograma e capacitar alguns líderes. As empresas que nos auxiliaram foram IBGL Brasil, Loftier Consultoria e SV Martins”, compartilha.

Ele destaca que a segunda geração da empresa preservou a essência da marca, com foco em modernizá-la para se adequar aos novos tempos. Um exemplo disso foi a implementação de processos mais ágeis e tecnológicos, que aumentaram a eficiência e melhoraram a experiência do cliente.

Atual CEO da Móveis Albatroz, Eduardo Paludetto

Móveis Albatroz no cenário global

A Móveis Albatroz alcançou um marco importante ao participar como expositora do Salone del Mobile.Milano 2024. Após anos visitando o evento, a fabricante apresentou o Organic Hall, peça assinada pelo designer Ibanez Razerra.

“Todas as pessoas que viram nosso produto na feira ficaram encantadas. O design externo, a proposta de uso dos módulos e a praticidade interna foram muito elogiadas. A iluminação interna do armário, feita com aplicação de leds no cabideiro e nas prateleiras de vidro, e seu mecanismo de acionamento chamaram bastante atenção”, detalha com orgulho, Paludetto.

O Organic Hall é uma obra de arte minimalista, projetada pelo designer da Albatroz, Ibanez Razerra, por meio da iniciativa Design + Indústria, do Projeto Brazilian Furniture, iniciativa da Abimóvel e da Apex-Brasil

A presença no maior evento mundial de móveis reflete o reconhecimento internacional da Albatroz, que exporta para 36 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, França, África do Sul e Austrália.

“Atendemos a maioria dos clientes com os mesmos produtos que fabricamos para o mercado nacional e alguns com produtos exclusivos. Nos últimos anos, conseguimos ter a flexibilidade de nos adaptar às necessidades especiais de cada país e de cada cliente”, explica o CEO da Móveis Albatroz.

Nos seus 38 anos de história, a organização soube agregar novos processos e expandir, tanto em espaço físico como em nichos de produtos. À medida que a empresa crescia, foram criados procedimentos e áreas específicas para tratar da qualidade e do design.

“Se nossa sobrevivência dependesse somente de ter o menor preço, teríamos deixado de funcionar faz muito tempo. Temos um preço competitivo, oferecemos aos clientes um ótimo custo-benefício e um design diferenciado. Nos destacamos pela confiabilidade, qualidade, design, atendimento, parceria, estoque, entrega e assistência técnica”, complementa Paludetto.

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas