Móveis de madeira maciça: e-commerce Iaza é especializada no produto

Iniciativa catarinense de sucesso explora nicho do mercado moveleiro no e-commerce

Publicado em 9 de maio de 2019 | 09:00 |Por: Cleide de Paula

A Iaza é uma loja online especializada em móveis de madeira maciça e está no ar desde setembro de 2015. A empresa fica na região conhecida como “Capital Nacional dos Móveis”, em São Bento do Sul, Santa Catarina, e faz vendas exclusivamente pela internet. A especialista em marketing digital, Jociane Richter, explica que o objetivo da Iaza é oferecer a qualidade e a variedade dos móveis de madeira maciça produzidos na região para pessoas de todo o Brasil e entregá-los na comodidade dos lares delas.

A equipe da Iaza é feita de profissionais jovens que trabalham diretamente na estrutura do site (atualizações, inclusões de produtos, inserção de campanhas…), design, comunicação e logística. Além dos envolvidos diretamente com a marca, também conta com parceiros logísticos e ferramentas que são fundamentais para o desempenho do e-commerce.

Desde o lançamento do site, não houveram mudanças de plataforma, mas atualizações e implementações são feitas com frequência. “O principal aprendizado até hoje foi que, cada vez mais, a marca precisa estar conectada com o consumidor, ou seja, é preciso conhecer qual é o perfil do cliente para saber como oferecer o produto ideal, e trabalhar para que sua satisfação seja de excelência”, ensina Jociane.

“A maioria das marcas que trabalham com esse estilo de móveis, oferecem os mesmos em lojas físicas. A Iaza surgiu para explorar esse nicho de mercado no ambiente online. Não temos ponto físico”, ressalta Jociane Richter

A especialista em marketing digital considera que um dos principais desafios de trabalhar com comércio eletrônico é manter-se sempre atualizada sobre as novas exigências do consumidor online e as mudanças frequentes que ocorrem nos algoritmos do Google e do Facebook. “Para isso, é necessário acompanhar as instituições especializadas em marketing digital e participar de eventos da área para aprimorar e atualizar os conhecimentos com frequência”, compartilha Jociane.

Móveis de madeira maciça

Os produtos comercializados no e-commerce são escolhidos levando-se em conta móveis de madeira maciça como material principal, inclusive acabamentos que valorizem esse aspecto. “Também como critério muito importante, cada produto deve ter um projeto que contemple durabilidade, ergonomia e design que remeta ao prazer de ficar em casa em família e/ou recebendo amigos, para um almoço; jantar especial, assistir a um filme, ou mesmo longas conversas”, reforça Jociane.

O mix de produtos da Iaza é todo voltado ao nicho de móveis rústicos contemporâneos. São móveis para sala de jantar, sala de estar, espaço gourmet, churrasqueira, hall de entrada, quarto, área externa e a linha completa de estofados de madeira. Dentre os campeões de vendas está o Sofá Chesterfield Mozart. De acordo com a especialista, trata-se de um clássico atemporal da decoração de interiores que chama atenção pelos detalhes em capitonê.

O que esperar do futuro do setor moveleiro?

Quanto ao perfil do consumidor online que busca o móvel em madeira maciça, Jociane comenta que tem idade média de 40 anos e almeja móveis duráveis e de qualidade. A maioria dos clientes da loja residem no interior ou litoral dos Estados, com destaque para o interior de São Paulo. “Todos os clientes que chegam até a Iaza, estão convictos de que querem móveis de madeira maciça, pois buscam qualidade e o estilo que só a ‘madeira de verdade’ possui”, frisa Jociane.

Atendimento ao cliente

A forma de atendimento adotada pela Iaza é multicanal e personalizado. Os clientes são atendidos por meio de chat online, whatsapp, redes sociais, e-mail e telefone. “Todos os atendimentos são personalizados e feitos de maneira pessoal para passar mais segurança aos clientes”, explica.

Apesar da descrição dos produtos da Iaza ser detalhada, possuindo ficha técnica com vários detalhes que são convenientes para e-consumidores que não estão visualizando o produto, mesmo assim surgem eventuais dúvidas. Dentre as principais, estão prazo de entrega e detalhes dos produtos como peso suportado por um sofá ou uma cadeira, por exemplo. Para compras acima de R$ 1.199,00 o frete é gratuito para os estados São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Para as demais localidades, o frete é cobrado de acordo com o volume de móveis adquiridos e cidade/estado de entrega.

Política de devoluções e de trocas

No caso de devoluções, o cliente tem até sete dias para solicitar a devolução da sua mercadoria. A Iaza solicita à transportadora a coleta do móvel e quando a recebe no depósito, efetua o reembolso ao cliente de acordo com a forma de pagamento selecionada. Em caso de assistência, o cliente envia as fotos do móvel avariado, o setor responsável avalia as imagens e efetua a troca do móvel, ou faz o envio de peças para reposição.

Transmitir confiança ao consumidor online é um dos grandes desafios do e-commerce. Para isso, a Iaza se vale de ferramentas de captação e estratégias digitais. Jociane frisa que o público-alvo da Iaza está na faixa etária que ainda está migrando para as lojas online. “As principais ferramentas usadas para divulgação da marca, são Google e redes sociais (blog, Instagram e Facebook). Depois de atingir o visitante, trabalhamos com ações adicionais para engajá-lo, como: disparo de e-mail marketing, notificações push e conteúdos exclusivos via WhatsApp”, salienta.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas