Mundo Móveis lança primeiro sofá ecofriendly do Brasil

Sofá terá versões desmontáveis: uma delas será modular, com encaixe, enquanto a outra opção poderá ser montada com parafusos

Publicado em 7 de julho de 2022 | 15:16 |Por: Portal eMóbile

A Mundo Móveis, maior private label da indústria moveleira do Brasil, lançou o primeiro sofá ecofriendly do Brasil. Juntamente à peça, a empresa lançou também a marca Nous, uma linha de móveis dedicada ao desenvolvimento de peças ecofriendly, veganas e orgânicas. Com o lançamento, a Mundo Móveis espera atender os mercados brasileiro, norte-americano e europeu. O sofá Pêssego foi apresentado durante a participação da empresa na Casa Brasil Nova York, promovida pela APEX Brasil, nos Estados Unidos, em parceria com a Abimóvel.

“Hoje vemos que a preocupação com o meio ambiente também chegou ao segmento moveleiro e de decoração. Sofás são peças com grande durabilidade e faz bastante sentido poder escolher um produto que gere a menor agressão possível ao meio ambiente, com peças que possam ser substituídas separadamente, sem a necessidade de troca do produto todo”, explica Hugo Evandro Batista, CEO da Mundo Móveis.

O sofá Pêssego, com quatro lugares, utiliza espuma e tecido originados da reciclagem de garrafas pet, além de tiras de tecido inutilizadas pela indústria têxtil. A estrutura é produzida em madeira de reflorestamento. Já o MDF, também utilizado na estrutura, é adquirido de empresas que realizam a compensação ambiental de emissão de carbono. Outras peças da linha Nous também serão apresentadas no evento, com opções veganas e orgânicas, como a mesa lateral Jabuticaba.

“Nosso foco é somar e oferecer uma alternativa para pessoas que já têm uma visão sustentável. Queremos propor uma solução ao antigo conceito de se inutlizar um sofá inteiro quando alguma de suas partes já não é confortável o bastante ou tem alguma avaria. O que estamos apresentando é uma peça durável e adaptável, com a possibilidade de se substituir uma determinada peça, que será totalmente reciclável, ao invés do produto todo, o que causa um enorme prejuízo ao meio ambiente”, explica Batista.

O sofá chegará ao consumidor desmontado, ao estilo “monte você mesmo”, bastante comum no exterior. “No Brasil, estamos trazendo o conceito da montagem facilitada também para o setor de estofados. Embora isso já esteja consolidado em algumas categorias de móveis, como guarda-roupas e armários de cozinha, ainda não é uma prática comum em relação aos estofados e queremos mudar essa cultura” , avalia o CEO.

Serão duas opções de sofá desmontável. O primeiro modelo será modular, com peças de encaixe, para ser montado conforme o espaço disponível e a preferência do consumidor. O segundo modelo será montado com parafusos, em um sistema facilitado que compreende até 18 parafusos, A prioridade no design dos modelos foi garantir a facilidade na montagem e a estabilidade das peças quando montadas, além da facilidade para substituição de peças, conferindo maior longevidade aos produtos.

“Muitas famílias precisam trocar todo o sofá quando um determinado assento já perdeu sua consistência, ou teve algum prejuízo específico. A cada nova troca, são gerados inúmeros prejuízos ao meio ambiente, tanto por conta da produção do novo sofá quanto por conta da logística, transporte e descarte. Com este modelo, queremos que o consumidor seja capaz de substituir apenas uma peça e não o produto todo”, avalia Batista.

O lançamento será comercializado em caixas. “As embalagens, feitas também com material reciclado, terão tamanho proporcional ao das entregas do Correio, para serem enviadas como Sedex 10. Assim, todo o processo logístico é facilitado, com ganho de eficiência e rapidez na entrega, porque o consumidor poderá receber o produto no dia seguinte”, conclui Batista.

A expectativa da Mundo Móveis é que a nova linha chegue ao final de 2022 com 500 peças e faturamento de R$ 1,5 milhão.

         

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas