O sonho da cozinha completa com a Itatiaia

Com um portfólio diversificado e foco em inovação, a Itatiaia aposta no suporte ao varejo para oferecer soluções que transformam a experiência e ampliam o potencial de venda

Publicado em 14 de maio de 2025 | 08:19 |Por: Júlia Magalhães

Com mais de seis décadas de história, a Itatiaia vem reforçando sua posição no mercado moveleiro como uma marca de multicategorias, oferecendo desde cozinhas moduladas até eletroportáteis e fogões. Essa expansão estratégica não apenas fortalece a identidade da empresa, mas também gera novas oportunidades para os lojistas, ao atender uma demanda crescente por soluções completas para o lar.

Em um cenário de consumidores mais exigentes, a empresa aposta em tecnologias, experiência no PDV e parcerias estratégicas para impulsionar ainda mais sua presença no varejo. Conversamos com o head de marketing e e-commerce da Itatiaia, Victor Balbi, que compartilha os avanços da marca em design, inovação e suporte ao ponto de venda. Confira!

Móbile Lojista | Como a estratégia multicategorias da Itatiaia impacta os lojistas e a experiência do consumidor final?

Victor Balbi | A Itatiaia se consolidou no mercado como uma marca de multicategorias. A nossa estratégia de ampliação do portfólio entrega para os nossos clientes e lojistas soluções completas para a cozinha. Com mais de 60 anos de história, a Itatiaia é amplamente reconhecida por todos como a marca das melhores cozinhas do Brasil.

Com o tempo, a empresa tem se expandido e conquistado novos mercados com seus fogões, cooktops, e, mais recentemente, com a inovadora linha de eletroportáteis, destacando-se especialmente pela linha de Air fryers, que já se tornou um sucesso entre os consumidores, tornando possível o sonho da cozinha completa com a Itatiaia.

Lojista | Como essa diversificação fortalece a marca e gera oportunidades para os lojistas?

Balbi | A diversificação do portfólio da Itatiaia, que inclui Cozinhas de Aço, Cozinhas de Madeira, Fogões, Cooktop, Air Fryers e Eletroportáteis nos fortalece com um aumento da visibilidade da marca ao oferecer um amplo portfólio de produtos, tornando-a uma empresa mais reconhecida no mercado, presente em vários segmentos para atrair um público maior.

Os nossos clientes já confiam na qualidade dos móveis de cozinha, a durabilidade é uma fortaleza da nossa marca, com isso o consumidor final é incentivado a comprar outros produtos, aumentando a fidelidade e a satisfação do cliente. Para os lojistas, essas oportunidades significam maior variedade de produtos para oferecer ao consumidor e potencial para aumentar as vendas.

Lojista | A Lúmina é um dos lançamentos recentes da Itatiaia. O que torna o design dessa linha inovador e como ela se adapta às necessidades dos consumidores?

Balbi | A Cozinha Lúmina apresenta um acabamento sofisticado, com puxadores embutidos e acabamento chanfrado nas portas; além do módulo despensa que é novidade nesta categoria. Esse design não só embeleza o ambiente, mas também oferece praticidade no dia a dia. A Itatiaia utiliza materiais duráveis e de alta qualidade na fabricação da Cozinha Lúmina, garantindo resistência e longa vida útil. A linha Lúmina é modular, permitindo que os consumidores personalizem a disposição dos móveis de acordo com o seu espaço.

Lojista | Pode nos contar mais sobre os outros lançamentos recentes da marca?

Balbi | A Itatiaia está lançando novos modelos de fogões e cooktop para reforçar sua presença no mercado com características competitivas. O Fogão Electra Glass Plus está com a nova altura (91,5 cm). A nova serigrafia no painel superior traz mais sofisticação no design. Os pés são robustos e altos para facilitar a limpeza. As novas trempes possuem seis apoios e acabamento brilhante. Os novos manípulos possuem design inteligente e são removíveis para facilitar a limpeza. O novo queimador é mais robusto para melhor controle de temperatura, garantindo alta eficiência e economia de gás.

Já o Cooktop Electra Plus possui novas trempes com seis apoios e acabamento brilhante para melhor aderência das panelas. A nova serigrafia na mesa de vidro traz mais beleza e elegância para a cozinha. Os novos manípulos possuem design ergonômicos e são removíveis para facilitar a limpeza.

A introdução de novas tecnologias e designs modernos mantém a Itatiaia competitiva e relevante no mercado. O amplo portfólio de produtos permite que a marca atenda a diferentes perfis de consumidores. Nós continuamos investindo em materiais de alta qualidade, garantindo produtos duráveis e confiáveis, e isso está no DNA da Itatiaia há 60 anos. Esses lançamentos ampliam o nosso portfólio e fortalecem a marca como uma referência em inovação e qualidade no segmento de eletrodomésticos.

Lojista | Além desses, o que os lojistas podem esperar da Itatiaia em termos de inovação e expansão de portfólio nos próximos meses?

Balbi | Os lojistas podem esperar várias novidades da Itatiaia nos próximos meses, especialmente em termos de inovação e expansão de portfólio nas categorias de móveis e eletros. Estamos focados na inovação tecnológica para melhorar a eficiência e a experiência do cliente diante dos nossos produtos.

Estamos desenvolvendo novos produtos que trazem diversas soluções para a casa dos brasileiros. Além disso, há um investimento nas categorias de air fryers e eletroportáteis. Essas iniciativas oferecem produtos inovadores que atendam às necessidades dos nossos clientes.

Lojista | Como as mudanças no comportamento do consumidor influenciam o desenvolvimento de novos produtos?

Balbi | Estamos sempre atentos às mudanças de mercado e no comportamento do consumidor. Fazemos constantes pesquisas de mercado e análise de tendências para orientar o nosso processo de desenvolvimento de novos produtos. Reconhecemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados, buscando produtos que ofereçam qualidade, sustentabilidade e inovação tecnológica.

Essas mudanças influenciam diretamente o ciclo de inovação da Itatiaia, pois estamos focados em criar soluções que se adaptam às preferências dos nossos clientes e que proporcionam uma experiência de compra mais satisfatória.

Lojista | Para proporcionar essa experiência ao consumidor, que estratégias a Itatiaia recomenda aos lojistas para melhor apresentar os produtos e otimizar as vendas?

Balbi | Temos várias estratégias para ajudar os lojistas a melhorar a apresentação de seus produtos e otimizar as vendas no ponto de venda. Uma delas é o envio de materiais de ponto de vendas para atrair os nossos consumidores através da estratégia do visual merchandising, tudo isso atrelado ao conceito de “loja perfeita”. Esse conceito orienta o varejista a exibir cada uma das seis categorias de produtos Itatiaia, adaptando a apresentação às características e preferências regionais.

Para tornar a exposição de cozinhas mais atraente, sugerimos o uso de materiais promocionais multissensoriais, que combinam formas e cores impactantes para destacar os produtos no PDV. Realizamos também constantes treinamentos com a equipe de vendas para apresentar os principais atributos dos produtos, pois uma equipe bem treinada pode fazer toda a diferença.

Lojista | Por fim, há alguma ação especial, campanha ou suporte planejado para lojistas neste ano?

Balbi | Sim, temos várias ações especiais e campanhas planejadas para este ano, visando fortalecer as vendas e a presença da marca no varejo. Destacamos as campanhas de incentivo de vendas nas datas sazonais. Essas campanhas incluem materiais personalizados e ofertas especiais para atrair mais clientes.

Fazemos também parcerias estratégicas com influenciadores para criar campanhas colaborativas que aumentem o alcance e a relevância da Itatiaia no mercado. A Itatiaia está implementando novos materiais nos pontos de venda, como displays personalizados e soluções de realidade aumentada, para melhorar a experiência do cliente e destacar os produtos de maneira inovadora.

  • Cooktop Electra Plus 4 queimadores | Crédito: Itatiaia

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