O varejo digital moveleiro está ON
Publicado em 12 de maio de 2023 | 16:32 |Por: Deborah Natalie
O papel do representante comercial no setor moveleiro tem passado por transformações significativas com o advento do comércio digital.
Quem antes atuava nas vendas presenciais em lojas físicas, agora precisa se adaptar às mudanças do mercado e incorporar estratégias on-line para se manter competitivo.
Uma das principais mudanças na atuação do representante comercial do setor moveleiro é a necessidade de compreender e dominar as plataformas e ferramentas digitais.
Isso inclui o conhecimento sobre como gerenciar catálogos virtuais, entender as dinâmicas do comércio eletrônico, a logística e conhecimento dos centros de distribuição de seus representados.
Afinal, o representante é a ponte entre fabricantes e lojistas e quanto mais conhecimento estratégico ele tiver, mais certeiras serão suas negociações.
Setor moveleiro: Dados e pesquisas de e-commerces
De acordo com a pesquisa realizada pela plataforma para criação de lojas virtuais, Nuvemshop, no primeiro trimestre deste ano, os pequenos e médios e-commerces movimentaram cerca de R$703 milhões, o que representa um aumento de aproximadamente 23% em comparação ao mesmo período de 2022.
De fato, as vendas on-line vêm conquistando patamares no setor moveleiro e, na representação comercial não é diferente.
Encurtou-se distâncias e assim, é possível ampliar a cartela de lojistas.
Outra importante mudança é a forma de se relacionar com os clientes.
Antes, o representante comercial tinha um contato pessoal e direto com o lojista – o que lhe permitia estabelecer uma relação de confiança e entender as necessidades de cada um de forma mais próxima.
Agora, com as negociações on-line, é necessário estabelecer uma relação virtual, utilizando canais de comunicação digitais a fim de perceber insights outrora captados no ponto de venda.
“As mudanças do digital no setor moveleiro trouxeram benefícios para quem estudou, pesquisou e se preparou para aprender sobre este novo mercado. Agora, devido a pandemia, o método on-line de fazer negócio acelerou, mas ele teve início há uns 15 anos mais ou menos”, analisa o diretor da Perugini Representações, Fernando Perugini.
Ele ainda informa que o seu escritório trabalha com o digital há mais de dez anos e o atendimento on-line do seu negócio é especializado e direcionado para as estratégias do digital, no qual, atualmente, atende grandes empresas apenas via digital.
Os benefícios do digital para o setor
Apesar das mudanças trazidas pelo e-commerce, o papel do representante comercial ainda é fundamental no setor moveleiro.
Afinal, os móveis são produtos de grande valor e, muitas vezes, os clientes ainda têm dúvidas sobre detalhes técnicos, opções de acabamento, cores e tamanhos.
Nesse sentido, o representante comercial, mesmo atuando de forma on-line, continua sendo o elo entre a marca e o cliente, oferecendo um atendimento personalizado e auxiliando na tomada de decisão de compra.
Com esta perspectiva sobre o setor moveleiro, conversamos com o diretor da Perugini para compreender melhor sobre o presente e o futuro da área.
Para conferir a entrevista completa, acesse a edição 397 da Móbile Lojista.