Cores: Pantone anuncia ‘Viva Magenta’ como cor de 2023
Descrita como um “tom inconvencional para um tempo inconvencional” a cor escolhida, serve de inspiração para a exploração da dinâmica entre a criatividade humana e Inteligência Artificial
Publicado em 6 de dezembro de 2022 | 07:27 |Por: Júlia Magalhães
A Pantone anunciou “Viva Magenta”, da família do vermelho, como a cor do ano de 2023. O tradicional anúncio anual da empresa americana de consultoria de cores foi feito na primeira semana de dezembro.
De acordo com divulgação da empresa, a Viva Magenta 18-1750 vibra com força e energia. É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Trata-se de uma nuance corajosa e destemida, pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa. “É um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a autoexpressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque”, descreve a Pantone.
Para a Diretora Executiva da Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, nesta era repleta de tecnologia, a inspiração se dá na natureza e naquilo que é real. Portanto, a cor de 2023 proposta pela marca, descende da família dos tintos e foi inspirado no vermelho da cochonilha – um dos corantes naturais mais preciosos do mundo, além de um dos mais fortes e brilhantes que existem. “Enraizado no que é primordial, a PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, [a cor] galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior”, pontua a executiva.
Pantone e o metaverso
Segundo o vice-presidente da Pantone, Laurie Pressman, o metaverso está em voga e são várias as empresas, sejam da área da tecnologia ou não, que querem explorar esta fusão entre mundos virtuais e físicos reforçada por tecnologias como realidade virtual e aumentada. A Pantone não foge à tendência e, para a cor do ano 2023, abre a porta ao Magentaverse.
Descrita como um “tom inconvencional para um tempo inconvencional” a cor escolhida, que toma o nome Viva Magenta, serve também de inspiração para a exploração da dinâmica entre a criatividade humana e Inteligência Artificial. A cor Viva Magenta é a base para o Magentaverse, uma nova experiência, que junta a Pantone e a agência criativa Huge, criada com recurso à ferramenta de Inteligência Artificial Midjourney.
Exposição Magentaverse
Para o lançamento, a Pantone junto a Artehouse – organização artística dedicada à interseção entre arte, ciência e tecnologia – abrem as portas à exposição Magentaverse. O objetivo é que o público possa explorar as imagens, sons, sentimentos e inspirações sem limites da cor Pantone do ano de 2023, Viva Magenta. A experiência imersiva, segundo Pressman, se afirma como a “manifestação visual da Viva Magenta”.
“Permite explorar o virtual dentro do reino físico para examinar as conexões entre natureza e tecnologia. Submergindo-nos num universo de cores inesperado e excitante, oferece uma oportunidade para nos reconectarmos com a terra e mergulharmos nas nossas energias criativas, galvanizando o nosso espírito e melhorando o nosso bem-estar”, descrevem.
Leia mais:
– Metaverso no varejo: quais as possibilidades?
Viva Magenta e a paleta Magentaverse
O Pantone Color Institute não lança apenas a Cor do Ano. Ele também compartilha uma paleta de cores que funcionam bem com ele. Portanto, juntamente com o Viva Magenta, a marca também lançou uma paleta de oito cores intitulada The Magentaverse. Segundo ela, as cores que melhor complementam o Viva Magenta são:
- Corniso pálido, PANTONE 13-1404
- Areia cinza, PANTONE 13-1010
- Cinza Lilás, PANTONE 13-3804
- Pale Khaki, PANTONE 15-1216
- Campos de Centeio, PANTONE 15-1115
- Cinza Ágata, PANTONE 15-6307
- Plein Air, PANTONE 13-4111
Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca as principais novidades do setor moveleiro!