Pesquisa revela tendências de consumo

Estudo da PwC e do Instituto Locomotiva revela tendências de consumo e mostra como as classes C, D e E estão transformando o setor de varejo

Publicado em 29 de fevereiro de 2024 | 08:21 |Por: Júlia Magalhães

Um estudo realizado pela PwC Brasil e o Instituto Locomotiva investigou o comportamento de consumo das classes C, D e E no Brasil. Intitulado “Mercado da maioria”, a pesquisa identificou fatores que influenciarão as mudanças no setor varejista atual e futuro, dando insights de tendências de consumo.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, essas classes representam 76% da população e quase metade do consumo nacional.

A pesquisa, que ouviu 2.388 consumidores e líderes do setor de varejo e consumo, destaca que o aumento do poder de compra através de programas sociais, maior acesso ao crédito e à digitalização são alguns dos impulsionadores dessas classes.

Um aspecto notável é a visão do consumo como um símbolo de conquista pessoal, com 61% dos entrevistados esforçando-se para adquirir bens antes inacessíveis e 71% sentindo satisfação ao economizar para compras. A pesquisa revela que 66% dos consumidores valorizam a qualidade tanto quanto o preço justo, indicando uma mudança de prioridades em relação a uma década atrás.

O estudo também ressalta a importância dos critérios ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance, traduzido para governança ambiental, social e corporativa) nas decisões de compra, com 86% dos consumidores preferindo marcas com propósitos e 53% evitando aquelas sem responsabilidade social.

Onde compram

Um aspecto importante identificado na pesquisa foi que os consumidores das classes C, D, e E utilizam uma combinação de canais digitais e físicos para suas compras, adotando o modelo “phygital” – uma integração entre o on-line e o presencial.

Cerca de 63% já realizaram compras on-line com retirada em loja, e 66% dependem mais da internet para compras do que dez anos atrás, com 40% fazendo aquisições através de redes sociais.

Os resultados indicam uma fusão dos ambientes de compra, com uma clara preferência pelo modelo de varejo que combina a conveniência digital com a experiência tangível das lojas físicas, mostrando a importância de adaptar estratégias para atender a essas preferências multifacetadas.

A sócia da PwC Brasil, Luciana Medeiros, destaca que consumidores com menor renda buscam propósito e são criteriosos em suas escolhas de compra

Tendências de consumo

Ao entender o potencial de compra das classes C, D e E, o estudo propõe uma reflexão: as empresas de varejo e bens de consumo estão preparadas para compreender e atender de forma eficaz essa população, que tem novos comportamentos, preferências e expectativas?

Assim, ressalta a importância de as empresas se adaptarem às mudanças de comportamento, preferências e expectativas dessas classes. Sugere-se uma revisão das políticas de crédito e estratégias de mercado, enfatizando a necessidade de entender os produtos e canais de distribuição regionais.

Leia matéria completa na Móbile Lojista 405.

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas