Placas do Brasil: desenvolvimento do Polo Moveleiro de Linhares
Entrevista exclusiva com gerente nacional de vendas e marketing da Placas do Brasil, Sergio Possato, sobre a primeira indústria de MDF do Espírito Santo
Publicado em 11 de novembro de 2022 | 08:03 |Por: Júlia Magalhães
A Placas do Brasil foi constituída oficialmente em 2011, quando houve a assinatura dos sócios, sendo hoje 34 acionistas. Formaram uma joint venture [consórcio] composta por pequenas e médias empresas para a criação da primeira indústria de MDF do Espírito Santo, que iniciou sua produção em 2018.
É unanime, por parte das fabricantes de móveis locais, a visão de que indústria transformou o polo moveleiro de Linhares. Anteriormente, o custo de frete era alto. Agora, além dessa redução, ponto importante da presença da Placas é a segurança no fornecimento de MDF.
No entanto, o fornecimento vai além das fronteiras do estado do Espírito Santo. Está presente praticamente em todos os Estados do Brasil, atuando fortemente em revendas e com representantes da marca, em especial no Nordeste e Norte do Brasil. Confira entrevista exclusiva com o gerente nacional de vendas e marketing da Placas do Brasil, Sergio Possato:
Móbile Lojista | De que forma a indústria corroborou para o desenvolvimento do polo moveleiro de Linhares?
Sergio Possato | Acreditamos que a Placas do Brasil foi fundamental para o desenvolvimento do polo moveleiro de Linhares, sobretudo, no quesito da sustentabilidade e da responsabilidade geral, gerando negócios. Somente em impostos a indústria contribui com cifras em torno de R$ 240.402.162,11 e gera empregos com cerca de 284 diretos, 275 indiretos e 1.677 em cadeia. Isso movimenta a economia local colaborando com o crescimento do estado do Espírito Santo no cenário nacional.
Móbile Lojista | Como trabalham questões socioambientais?
Sergio Possato | Contamos com os maquinários mais modernos do mercado em tecnologia, qualidade, produtividade e sustentabilidade ambiental, comprometida a atuar com florestas plantadas e sustentáveis.
Sendo assim, implementamos um modelo de parceria florestal para fornecimento de madeira renovável, no qual a empresa celebra contratos de compra planejada de madeira com produtores regionais, além de identificar as comunidades vizinhas das áreas florestais e operação fabril, busca uma interação próxima a estas comunidades, controlando e prevenindo os impactos operacionais.
“A empresa se destaca no comprometimento com o desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade social do seu entorno”
Sergio Possato, Placas do Brasil
Lojista | De fato, em 2021, a empresa foi reconhecida e conquistou Certificado de Destaque Ambiental. Qual a importância disso?
Possato | A cultura de sustentabilidade da Placas do Brasil não é apenas aplicada na produção. Também em parcerias com propriedades e produtores rurais em um raio de até 60km. Atuamos com florestas plantadas e sustentáveis. Com a implementação de um modelo de parceria florestal para o fornecimento de madeira renovável. A indústria preza pela garantia de emprego e renda para inúmeras famílias próximas a unidade fabril.
Para estes produtores, a indústria oferece suporte técnico do processo para a realização do licenciamento ambiental. Além de financiamento, assessoria técnica no plantio, manutenção das florestas e central de compras de insumos.
Este reconhecido certificado foi conferido à Placas do Brasil por meio de uma pesquisa realizada pelo comitê de Sustentabilidade, do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que consultou órgãos ambientais na esfera federal, estadual e municipal tais como secretarias estaduais de meio ambiente, ministério de meio ambiente, IBAMA, CONAMA, prefeituras e outras instituições ligadas ao Meio Ambiente.
A Certificação Ambiental Selo Verde é a eco etiqueta que atesta a qualidade ecológica e socioambiental com o apoio da sociedade civil. É fornecida para empresas que comprovam por meio de pesquisa que seus ciclos de vida são amigáveis para o planeta e a vida que nele habita.
Lojista | Quais as expectativas para o último trimestre do ano e fechamento de 2022?
Possato | As expectativas para último trimestre são as melhores. Tradicionalmente o último trimestre do ano apresenta maior volume de vendas devido aos preparativos para se receber familiares e amigos nas festas de final ano. E também há uma procura para reformas, afim de prepara o lar ou locais de trabalho com o objetivo de se iniciar o novo ano revigorado e com excelentes energias.
O fechamento do ano 2022 deve ficar em volume muito similar a 2021. Contudo, a expectativa para as receitas sobre as vendas é que estas estejam superiores ao ano de 2021. Isso motivado pelas vendas da coleção de decorativos, cujo design é um verdadeiro sucesso e ao conjunto de novos produtos recém lançados.
Placas do Brasil na Móbile Lojista 393
Na última edição da Móbile Lojista, elaboramos um especial completo sobre o Polo Moveleiro de Linhares! Clique aqui para ler a matéria completa com a Cimol Móveis, que integra o especial da edição 393!
Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca as principais novidades do setor moveleiro!