Por dentro do móvel: móveis para quartos

Com espaços menores, é importante que os móveis para quartos sejam versáteis e ofereçam soluções de armazenamento

Publicado em 24 de novembro de 2023 | 08:16 |Por: Júlia Magalhães

No varejo moveleiro, os lojistas de móveis estão sempre em busca das últimas tendências para oferecer aos seus clientes produtos que unam design, funcionalidade e sustentabilidade. E quando se trata de móveis para quartos, essa busca se intensifica ainda mais, já que esse ambiente é considerado um refúgio pessoal, onde as pessoas passam grande parte do seu tempo relaxando e recarregando as energias.

Ponto interessante de se analisar é a o perfil do consumidor em áreas correlatas ao setor moveleiro – principalmente quanto a mudança no morar, o que impacta diretamente sua busca quanto aos critérios e desejos no mobiliário.

Imóveis com dimensões reduzidas seguem em ascensão em todo o Brasil. O fenômeno dos imóveis cada vez menores vai além de refletir um novo estilo de vida; está intrinsecamente relacionado ao crescimento urbano e à dinâmica econômica do País.

Em contraste com a década de 1970, quando os imóveis tinham, em média, 100 metros quadrados, as estatísticas recentes, apresentadas pelo Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), revelam uma transformação drástica. Em 2022, mais da metade (50,8%) dos lançamentos de apartamentos na capital paulista abrangem áreas entre 30 e 45 metros quadrados. O movimento são se se restringe a São Paulo, aparece em todo o Brasil e mais, tem sido observado há anos em grandes metrópoles globais, como Nova York, Tóquio e Pequim.

Quartos, mais do que nunca, refletem não apenas um espaço de descanso, mas um ambiente que espelha os anseios dos consumidores e responde às mudanças no cenário imobiliário.

Comportamento do consumidor em móveis para quartos

Com espaços menores, é importante que os móveis sejam versáteis e ofereçam soluções de armazenamento. Guarda-roupas com divisórias ajustáveis e inteligentes, camas com gavetas embutidas e criados-mudos com prateleiras são apenas algumas das opções disponíveis no mercado, que permitem otimizar o espaço e manter o quarto organizado.

Em quartos, também é possível observar uma tendência comum aos demais ambientes: como formatos orgânicos e tons que remetem a natureza. Nesse aspecto, aparecem linhas mais clean e minimalistas, com cores neutras e tons suaves – sem deixar de lado tons terrosos e verdes. Além disso, cada vez mais pessoas estão preocupadas com o impacto ambiental dos produtos que consomem, e isso se reflete na escolha dos móveis para seus quartos.

A preocupação socioambiental é uma peça central nesse quebra-cabeça de inovação. As fabricantes estão cada vez mais conscientes da importância de adotar práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva. A indústria está empenhada em criar produtos que não apenas atendam às expectativas dos consumidores, mas também minimizem o impacto ambiental – percebido desde seleção de materiais ecologicamente corretos. São materiais como madeira certificada, tecidos orgânicos e tintas ecológicas, por exemplo.

As fabricantes têm respondido de forma inovadora, criando móveis que não apenas otimizam espaços reduzidos, mas também se alinham aos desejos e necessidades dos consumidores contemporâneos. O foco está na funcionalidade e na incorporação de divisórias inteligentes que proporcionam versatilidade aos quartos, tornando-os multifuncionais e adaptáveis.

Leia matéria especial completa na Móbile Lojista 403!

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas