Por dentro do móvel: tendências que moldam os estofados
Confortáveis, modulares, sustentáveis e funcionais estão entre as principais características buscadas pelos consumidores em estofados
Publicado em 6 de outubro de 2023 | 08:00 |Por: Júlia Magalhães
Nos últimos anos, o mercado tem presenciado diversas tendências que estão moldando a indústria de estofados. Assim, elas têm influenciado tanto o design, quanto sua funcionalidade, proporcionando aos consumidores opções modernas e personalizadas.
Estofados: novidades das fabricantes
Bianchi Móveis
O diretor comercial da Bianchi Móveis, Bráulio Mota, resume que a grande tendência no mercado mundial é a linha de estofados orgânicos, tendo uma breve especulação de mecanismos automatizados para melhor comodidade do consumidor.
Além disso, versatilidade é um dos principais atributos, visto que os consumidores estão cada vez mais interessados em móveis que se adaptem às diferentes situações do dia a dia, como exemplo, os modelos componíveis. Essa demanda é reflexo de um estilo de vida mais dinâmico, no qual as pessoas buscam otimizar o espaço e maximizar a funcionalidade dos móveis.
Na foto em destaque, o Estofado Cannes, da Bianchi, modulado com chaise. Produzido com espuma HR-33 Soft, molas Bonnel entrelaçadas com percintas elásticas italianas, que proporcionam muito mais conforto. Além disso, sua estrutura é em madeira de reflorestamento com tratamento anticupim, tratada e seca em estufa [crédito da foto: divulgação Bianchi].
Matrix Móveis
A supervisora de vendas da Matrix Móveis, Érika Zanin Rufato Bernardino, destaca que o estofado compõe tanto a parte do descanso quanto visual do ambiente, para tanto deve sempre acompanhar as tendências e funcionalidades que sua função determina. “A Matrix Móveis foca sempre em um móvel com diversas funções, por isso somos especializados e em sofás cama e poltronas reclináveis.
Paropas
Esta pluralidade também é realçada pela designer de produto e marketing da Paropas, Paola Paschoalino Zabani. “Peças que vão da sala ao quarto e se encaixam bem num living e servem de apoio para hóspedes.” Contudo, frisa, além da atenção às tendências, a marca busca tornar o produto prático ao usuário, juntamente com as inovações tecnológicas.
Acquarella Estofados
No design, o aspecto mais marcante são as formas orgânicas, linhas curvas e sinuosas, inspiradas na natureza, conforme explica o designer da Acquarella Estofados, Miron Soares.
“Essa tendência está, em muitos casos, revisitando e se inspirando no design da década de 1970, mais precisamente entre os anos de 1965 e 1975. Por isso vemos hoje modelos de sofá e poltronas em formas arredondadas, seja em peças únicas ou em modulações.”
Soares comenta que além deste direcionamento, há também o crescimento de modelos componíveis, em blocos, com módulos de diversas formas e medidas. “Atendem bem à tendência de flexibilidade, personalização e adequação a qualquer ambiente, sejam internos ou externos”, conclui.
Rondomóveis
A diretora comercial da Rondomóveis, Maria Eduarda Tudesco Cordeiro, compartilha dessa opinião. “São modelos cada vez mais funcionais e atemporais. Design que traz fluidez ao ambiente, como os orgânicos, por exemplo. Sofás que ajudam conectar ambiente e pessoa no mesmo espaço”, frisa.
➡ Leia matéria completa na Móbile Lojista 402!
Continue informado sobre as principais notícias do setor moveleiro. Siga o Instagram da Revista Móbile 360°!