Preço do frete fez 63% dos consumidores desistirem da compra

Preço do frete tem sido um dos principais desafios para o comércio on-line e requer estratégias para driblá-lo. Acesse saiba como!

Publicado em 24 de maio de 2023 | 08:37 |Por: Geane Godois

As compras on-line mudaram o curso do mercado nos últimos anos e, principalmente, o comportamento do consumidor. No entanto, entre os principais desafios encontrados no comércio digital está o preço do frete. De acordo com o CX Trends 2023, estudo realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 63% dos consumidores já desistiram de finalizar uma compra por causa do preço da entrega – ou seja, mais da metade dos visitantes saem de um site de vendas sem nada.

Ou seja, esse problema exige um olhar minucioso, afinal, a tendência é que o visitante procure um concorrente com condições que considere melhores para adquirir o que deseja. 

“Hoje, com 61% dos consumidores fazendo compras pela internet, é preciso entender que a taxa de entrega não é apenas uma questão de logística, mas também uma motivação de grande impacto na decisão final”, reforça o CEO da Octadesk, Rodrigo Ricco. O dado mencionado por ele é do E-commerce Trends 2023.

Preço do frete também é estratégia

É preciso pensar o frete estrategicamente tanto quanto a navegabilidade – fator que é essencial no processo. Dessa forma, buscar alternativas que sejam praticáveis para o negócio é indispensável para a sua permanência no mundo virtual. 

“É interessante entender qual tipo de condição especial é possível oferecer para que o custo não se torne um motivo de desistência. Montar kits de itens, por exemplo, ‘3 camisetas por X reais + Frete Grátis’, é uma saída, uma vez que aumenta o ticket da venda sem que o valor da entrega fique muito mais alto, permitindo que o lojista absorva esse gasto sem sair no prejuízo”, sugere a CGO do Melhor Envio, Stela Torres.

Outra dica é aproveitar as datas comemorativas (Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, Black Friday e outras) para aplicar a estratégia na entrega, se beneficiando ainda do fator como um destaque na comunicação. Um exemplo prático seria: “aproveite a Semana do Frete Grátis!”, com condições específicas, como um valor mínimo para ter o benefício, recompensar clientes fiéis, oferecer a gratuidade como uma promoção limitada ou estabelecer o benefício para regiões específicas.

“O importante é que, antes de apostar em uma estratégia, especialmente se ela envolver frete grátis, o lojista tenha noção de sua gestão logística, principalmente em relação aos custos com as entregas, para garantir que os resultados financeiros do período não sejam afetados negativamente”, conclui Stela.

 

(Com informações de assessoria).

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