Principais tendências de consumo para 2025

Confira as cinco principais tendências de consumo que guiarão o comportamento dos consumidores no próximo ano, segundo a Euromonitor International

Publicado em 15 de novembro de 2024 | 08:52 |Por: Júlia Magalhães

As tendências de consumo para 2025 já começam a moldar um novo cenário global, impactando a forma como as marcas atendem seus consumidores. A Euromonitor International, referência em análise de mercado, revelou, nesta quinta-feira (14), as cinco principais tendências de consumo.

Elas prometem redefinir as preferências e comportamentos de compra, criando oportunidades de negócios e orientando as empresas quanto ao que esperar do público.

Com foco em qualidade, funcionalidade, conveniência e preço, as tendências para o próximo ano refletem uma realidade em que o custo de vida, a busca por bem-estar e o compromisso com a sustentabilidade são fatores essenciais para as decisões de compra.

5 principais tendências de consumo

1. Planos healthspan

Viver mais e com saúde tornou-se uma das principais metas para os consumidores em 2025, com foco em produtos que apoiam o bem-estar e a longevidade. A pesquisa da Euromonitor indica que 52% dos consumidores acreditam que estarão mais saudáveis nos próximos cinco anos.

As gerações Y e Z lideram o uso de dispositivos e aplicativos para monitoramento físico e mental, uma oportunidade para marcas de saúde e bem-estar que investem em soluções de monitoramento e em produtos que atendam a esse desejo de viver de maneira mais saudável.

2. Wiser wallets

Com consumidores cada vez mais atentos ao orçamento, a tendência “Wiser Wallets” reflete um mercado onde o impulso de compra é substituído pelo planejamento financeiro.

Em 2024, apenas 18% dos consumidores compraram por impulso, e muitos priorizaram a economia. Essa mudança cria uma necessidade para as empresas desenvolverem produtos duráveis e com valor agregado, focados em benefícios práticos e estratégias que priorizam a fidelidade do consumidor.

3. Eco logical

A demanda por produtos sustentáveis segue em alta, mas agora com uma abordagem prática, onde os consumidores buscam evidências dos benefícios reais desses produtos. Em 2024, a Euromonitor registrou 5 milhões de SKUs on-line com alegações de sustentabilidade.

SKU significa Stock Keeping Unit, ou “Unidade de Manutenção de Estoque” em português. É um código único usado para identificar e gerenciar produtos dentro de um inventário. Cada SKU é específico para um item individual e ajuda a diferenciar produtos que podem ser semelhantes, como variações de cor, tamanho ou modelo. Isso facilita o controle de estoque, vendas e logística em empresas de varejo e e-commerce.

Esse foco sustentável é especialmente forte em setores como beleza e cuidados pessoais, onde 46% dos produtos on-line têm alegações de sustentabilidade. Para 2025, as marcas devem fornecer provas tangíveis de práticas sustentáveis que alinhem valor e funcionalidade às expectativas de clientes ambientalmente conscientes.

4. Foco filtrado

Em um ambiente saturado de opções, consumidores querem menos ruído e mais clareza. A tendência “Foco Filtrado” reflete essa necessidade de filtragem de informações, simplificando o acesso aos produtos.

Uma forma popular de atender a esse desejo tem sido por meio de transmissões ao vivo, adotadas por 42% dos consumidores, onde características dos produtos são detalhadas em tempo real, facilitando a decisão de compra.

As empresas que priorizarem plataformas interativas e experiências diretas devem se destacar ao atender essa demanda de clareza.

5. IA ambivalente

Embora a Inteligência Artificial (IA) tenha revolucionado o mercado, consumidores ainda demonstram cautela. A Euromonitor aponta que 43% dos consumidores consideram a IA generativa uma fonte confiável, mas com reservas.

Essa ambivalência cria um cenário onde o desenvolvimento de IA precisa estar alinhado a práticas éticas e à transparência, considerando as preocupações com a precisão e a neutralidade das informações.

As empresas devem investir em IA de forma prudente, com tecnologias que não apenas gerem insights, mas também preservem a confiança dos consumidores.

Expectativas do consumidor

De acordo com a chefe sênior de inovação de práticas na Euromonitor International, Stella Vatcheva, o consumidor de 2025 é mais consciente e exigente quanto à qualidade e ao propósito de cada produto ou serviço.

“Os consumidores estão cada vez mais conscientes quando se trata de gastos. Eles buscam produtos e serviços que sejam confiáveis, oferecendo soluções de longo prazo”, explica Stella. A Euromonitor enfatiza que as empresas precisam focar em inovação que garanta qualidade e fidelidade, promovendo a transformação dos consumidores em embaixadores da marca.

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