Ranking do Varejo Brasileiro: IBEVAR-FIA destacam as maiores varejistas

Entre as seis maiores da 12ª edição do Ranking do Varejo Brasileiro, a Magazine Luiza aparece em terceiro lugar, seguida pela Via Varejo

Publicado em 13 de setembro de 2022 | 08:13 |Por: Júlia Magalhães

Anualmente, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), em parceria com a faculdade FIA, apresenta o Ranking do Varejo Brasileiro. O estudo contempla segmentos do varejo de bens e serviços, e é considerado um dos mais amplos sobre as operações do setor presentes no Brasil.

De acordo com o IBEVAR, ele “não se restringe apenas ao relacionamento das empresas em função do faturamento, o que o diferencia de todos os outros. Examina-se, também, a eficiência operacional das organizações, além da imagem das empresas varejistas segundo o público consumidor.”

A modelagem, de acordo com os organizadores, permite apontar as mais admiradas empresas em cada segmento, pois se apoia num amplo levantamento conduzido nas redes sociais por meio de recursos estatísticos (Amostragem e Data Mining) e análise semântica (Natural Language Processing).

Ranking do Varejo Brasileiro 2022

Em sua 12ª edição, o Ranking tem varejistas moveleiras nos destaques. Entre as seis maiores – lista apresenta 120 organizações que compõem a edição 2022 e avalia dados de 2021 –, a Magazine Luiza (R$ 42,9 bilhões), aparece em terceiro lugar, seguida pela Via Varejo (R$ 36,3 bilhões).

Juntamente com o Carrefour, Assaí, Americanas S.A. e Grupo Pão de Açúcar, o Magalu e a Via, representaram 36,7% do total de faturamento das 120 empresas. Em 2020 a participação das seis maiores, foi de 37,3%. Ou seja, observou-se um discreto processo de desconcentração.

De acordo com o presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, “quando se considera o volume faturado das dez maiores sobre o volume faturado das dez menores da lista das 120. Em 2020 as dez maiores faturavam 43,2 vezes mais que as dez menores. Em 2021 esse quociente caiu para 44,3 vezes”.

Crédito: divulgação IBEVAR-FIA

Segmentos avaliados no Ranking do Varejo Brasileiro

De acordo com o estudo, entre os 10 segmentos avaliados, “Móveis e eletrodomésticos” figura a sétima posição, o que representa 5,3% do consumo de bens.

Segmentos pela ordem de importância | Crédito: divulgação IBEVAR-FIA

O Ranking IBEVAR-FIA avaliou também as empresas mais admiradas pelos colaboradores como forma de medir sua satisfação nas empresas em que trabalham. Além disso, elencou as marcas mais admiradas pelos consumidores e, ainda, as redes varejistas que mais crescem e as mais eficientes.

Empresas mais admiradas pelos colaboradores e consumidores

Esse ano o Ranking ampliou o número de empresas examinadas pelos recursos de Inteligência Artificial (IA) aplicados no processo de identificação e análise das varejistas brasileiras. De acordo com o presidente do IBEVAR, “foram listadas mil empresas agrupadas em vinte e nove segmentos distintos. Em cada um desses segmentos apontaram-se as três mais bem avaliadas”.

Algumas empresas varejistas não são apenas as mais admiradas pelos consumidores, como também, se destacam por serem os melhores lugares para se trabalhar no setor. “O engajamento do quadro de colaboradores tem um peso importante na imagem que a empresa varejista projeta no mercado”, avalia o presidente da FIA, Roberto Sbragia.

Confira as moveleiras que fazem parte da lista

Categoria – avaliação dos consumidores – avaliação dos colaboradores:

– Colchões: Ortobom | Fabrispuma
– Eletrodomésticos e eletroeletrônicos: Magazine Luiza | Magazine Luiza
– Móveis: Tok & Stok | Móveis Gazin

Varejistas que mais cresceram

Por fim, entre as redes varejistas mais eficientes e que mais crescem, o faturamento nominal das 120 maiores empresas de varejo, listadas pelo Ranking do Varejo Brasileiro, cresceu 12,8% de 2020 para 2021. O número representa uma expansão real de aproximadamente 4% nesse período.

O grupo das cinco maiores, composto pelas empresas Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via Varejo e Lojas Americanas se expandiram um pouco mais, ou seja, 4,5%.

Confira as marcas que se destacaram em eficiência do setor moveleiro:

Crédito: divulgação IBEVAR-FIA

Premiação

Na próxima sexta-feira (16/9), das 19 às 20h30, o IBEVAR e a FIA realizam a 12ª edição do Ranking IBEVAR – FIA. Na ocasião, irá acontecer o Prêmio Excelência em Varejo: atribuído em função especificamente dos resultados associados às impressões dos consumidores.

De acordo com a organização, este ano, mais uma vez, será realizado no formato totalmente on-line. Dessa forma, é possível “garantir ainda mais interatividade, networking de alta qualidade e oportunidades de negócios entre os melhores profissionais do varejo”, destacam.

As moveleiras participantes da premiação são: Grupo Herval, Lojas Cem, Lojas Colombo S.A, Lojas Quero-Quero, Magazine Luiza, Máquina de Vendas, Móveis Gazin, Tok & Stok, e Via Varejo.

O evento é gratuito e para participar, é necessário se inscrever através do site do IBEVAR.

 

🔗Fique por dentro das principais notícias do setor moveleiro: siga o Instagram da Revista Móbile 360°!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas