Representante comercial: a ponte entre indústria e lojista

Representante comercial “bom de papo” deu lugar àquele que traz soluções para os lojistas e mantém uma boa gestão entre indústria e loja

Publicado em 17 de julho de 2024 | 08:43 |Por: Pedro Luiz de almeida

Dominando conhecimento estratégicos, tanto de produtos quanto de tendências em produtos, é o representante comercial que conecta as novidades da indústria moveleira para que os lojistas tenham acesso à produtos alinhados às necessidades dos clientes finais. Esse profissional, que aperfeiçoa técnicas de vendas e de relacionamento desempenha papel estratégico no mercado, conectando marcas e empresas.

Segundo com dados do sistema do Conselho Federal dos Representantes Comerciais e do Conselhor Regional dos Representantes Comerciais (Confere/Cores), em 2022, foram contabilizados 42.774 novos registros de profissionais para o cargo de representante comercial.

É nesse grupo que se encontram os profissionais que se dedicam na construção de pontes entre as fabricantes de móveis e os lojistas de todo o Brasil. Como é o caso do representante comercial, Fabrício Paludetto, que ao lado de Leandro Castro, fundou a Paludetto e Castro Representações, atuando nos segmentos de móveis, eletrodomésticos e colchões.

“Antes de iniciar na representação comercial, trabalhei na produção de fábrica, adquirindo um vasto conhecimento nas técnicas de produção. Essa experiência me permite auxiliar vendedores e montadores de loja de maneira eficaz, o que considero um diferencial na minha profissão”, conta Paludetto.

Natural de Arapongas (PR), em 2006 mudou-se para o Espírito Santo, região onde opera atualmente. Nesses quase vinte anos trabalhando diretamente com representação comercial, acumulou muitos aprendizados. Além de vivenciar importantes mudanças de mercado, como o avanço das tecnologias e redes sociais incorporadas na jornada dos consumidores. Experiências que ele compartilhou com a Revista Móbile Lojista.

Móbile Lojista | O que você diria que diferencia um bom representante comercial no mercado moveleiro?

Fabrício Paludetto | Sem dúvida, compreender o público-alvo dos nossos clientes e, é claro, trabalhar com produtos e estratégias de preços que gerem vendas. Diria que isso é essencial para o sucesso. Outro fator é o treinamento das equipes de vendas e montagem, fundamental para garantir um bom giro dos produtos nas lojas.

Sempre digo que, se o produto for bem montado e o vendedor estiver bem-informado, a reposição é inevitável.

Lojista | Observando todos esses anos que você atua, quais foram as mudanças mais significativas que você enfrentou e como elas afetaram a dinâmica do mercado?

Paludetto | Nos últimos anos, o perfil do representante comercial evoluiu: o “bom de papo” deu lugar ao profissional que traz soluções para os lojistas e mantém uma boa gestão entre indústria e loja.

Lojista | Falando especificamente do mercado digital, como foi (e tem sido) lidar com essa intensificação das marcas no mundo on-line?

Paludetto | O digital veio para ficar, e isso é inegável. Hoje, diversos canais apresentam aos consumidores finais uma variedade de marcas e produtos, com muitos tendo o primeiro contato por meio das redes sociais. Muitas vendas ocorrem ali.

A jornada do cliente mudou drasticamente; antes linear, agora passa por várias fases e tipos de contato. O consumidor final muitas vezes descobre uma marca em pesquisas no Google, Instagram ou TikTok e depois vai à loja para conhecer o produto físico.

Lojista | Quais são suas principais fontes para se manter atualizado sobre o mercado e profissionalmente?

Paludetto | Estamos constantemente nos atualizando para auxiliar os lojistas, especialmente os menores, com estratégias para melhorar sua performance digital. Nosso atendimento é pautado no contato humano, mas também utilizamos ferramentas que simplificam o cotidiano, nos permitindo, tanto entender melhor as necessidades dos nossos clientes, quanto apresentar soluções que facilitam a venda.

Leia a entrevista completa na Móbile Lojista!

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