Risco de cibertaques: lojistas devem contratar seguro contra essas ameaças?

Em entrevista ao eMóbile, executiva da Tokio Marine explica como funcionam os seguros contra ciberataques e as vantagens de contratá-los

Publicado em 6 de junho de 2023 | 13:35 |Por: Everton Lima

Não é segredo para ninguém que o varejo online vem apresentando uma capacidade gigantesca de gerar lucro. Um relatório feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCoom) prevê crescimento de 18,79% no faturamento do varejo eletrônico brasileiro deste ano. Portanto, o valor deve chegar a R$ 185,7 bilhões.

Mas, o que nem sempre os empresários do varejo percebem é que os riscos relacionados aos ciberataques são proporcionalmente grandes — e os prejuízos também são bilionários.

Por isso, cresce no Brasil a procura por um seguro específico, que protege as empresas em caso de ciberataques.

Ao eMóbile, a Superintendente de Produtos Financeiros da Tokio Marine Seguradora, Caroline Ayub, explica como esse tipo de serviço funciona na prática.

Nova demanda por seguros é tendência no Brasil, mas também no mundo

Ao eMóbile e à Revista Lojista, Caroline explica que o seguro tem como objetivo proteger a empresa de prejuízos em caso de ataques, mas, também ajudá-la a lidar com os prejuízos causados a terceiros, como os seus clientes.

“As principais garantias desses seguros incluem, por exemplo, suporte técnico em tempo integral por empresa especializada em gerenciamento de riscos, cobertura dos gastos com a recuperação de dados, apoio jurídico e despesas com indenizações devidas a terceiros pelo vazamento de dados.

O Seguro de Riscos Cibernéticos foi pensado para resguardar a responsabilidade das empresas no que tange a proteção, gestão e manuseio de dados pessoais e as consequências das perdas de informações corporativas.

Ele é utilizado para cobrir prejuízos originados por um ataque cibernético, seja uma interrupção nas operações ou uma ação judicial envolvendo terceiros”, conta.

Quando imaginamos um ciberataque, é comum que pensemos em um cenário caótico, próximo aos dos filmes. Na vida real, um ciberataque pode ocorrer de diferentes maneiras, como um vazamento dos dados de cadastro dos clientes.

“Sobre as coberturas, no caso do Tokio Marine Riscos Cibernéticos, a cobertura básica cobre a responsabilidade cibernética do segurado e garante os danos causados a terceiros ou a própria empresa.

A reclamação pode ser originada de um evento de responsabilidade que acontece, por exemplo, quando um dado ou informação não-pública de terceiros, pelos quais o segurado seja legalmente responsável, são perdidos; ou de um evento de responsabilidade de mídia, quando o segurado é acionado legalmente por plágio, pirataria, apropriação indébita ou roubo de ideias; ou ainda de um evento de segurança de rede ocasionado pela transmissão de um malware a partir da rede do segurado.

O produto da Tokio Marine para riscos cibernéticos ainda possibilita a contratação de coberturas adicionais, como: custos de remediação, multas PCI e custos de avaliação, extorsão cibernética e lucros cessantes.

Além do seguro, a Tokio Marine oferece aos seus segurados, sem custo adicional, licenças de Anti-virus e Firewall, além de solução de backup em nuvem”, conta.

Na próxima edição revista Móbile Lojista teremos uma reportagem especial sobre segurança digital, com dados de relatórios que mostram a necessidade de se investir em cibersegurança.

 

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