SBVC divulga Ranking das 300 maiores do varejo

Pela primeira vez, o grupo das principais varejistas nacionais alcança a marca de R$ 1 trilhão em faturamento, diz SBVC

Publicado em 18 de agosto de 2023 | 07:41 |Por: Júlia Magalhães

A edição 2023 do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e divulgada essa semana, mostra que grandes e médias varejistas cresceram 20% no ano passado. Número acima da expansão de 14% registrada pelo setor segundo o IBGE.

No ano passado, as 300 maiores empresas do varejo brasileiro tiveram um faturamento bruto de R$ 1,046 trilhão. Um crescimento de R$ 153,6 bilhões sobre o ano anterior. Em 2022, as 300 maiores haviam aumentado seu faturamento em quase R$ 100 bilhões sobre 2021, o que mostra uma aceleração do grande varejo.

Outro ponto a destacar é a relevância destas varejistas em relação ao Produto Interno Bruto nacional. O faturamento de 2022 (de R$ 1,046 trilhão) responde por 10,56% do PIB brasileiro. De acordo com o estudo, isso indica a grande relevância que essas empresas podem ter na tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento do País.

Posicionamento

Para o presidente da SBVC, Eduardo Terra, a nova edição do Ranking mostra que as grandes e médias empresas aprofundaram as transformações iniciadas na pandemia e souberam se reinventar. “Movimentos que já havíamos identificado anteriormente, como a consolidação dos marketplaces, a digitalização do comportamento dos consumidores e o reforço à governança, se solidificaram e passaram a dominar a estratégia dos negócios”, analisa.

“O varejo acelerou sua expansão, combinando aquisições e abertura orgânica de lojas. Os dados do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro reafirmam a força das grandes empresas de varejo do País e sua capacidade de enfrentar cenários complexos e desafiadores”, complementa o vice-presidente da SBVC, Alberto Serrentino.

Outro aspecto importante levantado por esta edição do Ranking é a aceleração da digitalização do varejo. “Na base de empresas deste Ranking, 74% vendem on-line, índice que sobe para 91% nas empresas de segmentos não-alimentares. A diversificação de canais e modalidades de venda também foi consolidada, com 85 das 300 empresas realizando vendas por WhatsApp e 27 operando marketplaces proprietários”, acrescenta.

Leia mais:
Estudos da SBVC reforçam expansão e digitalização do varejo brasileiro

Ranking SBVC: as cinco maiores varejistas

As cinco empresas líderes do Ranking de 2023 são exatamente as mesmas da edição passada – e nas mesmas posições. O Carrefour lidera a lista, com um faturamento bruto de R$ 108 bilhões. Assim, figura como primeira empresa do varejo brasileiro na história a ultrapassar a marca dos R$ 100 bilhões em vendas anuais.

Juntas, as cinco somaram um faturamento de R$ 285,9 bilhões, ou 27,33% do faturamento das 300 maiores e 10,95% do faturamento total do Varejo Ampliado brasileiro.

1ª – Carrefour: faturamento bruto de R$ 108 bilhões;
2ª – Assaí: faturamento bruto de R$ 59,7 bilhões;
3ª – Magazine Luiza: faturamento bruto de R$ 44,7 bilhões;
4ª – Via: faturamento bruto de R$ 39 bilhões
5ª – Americanas: faturamento bruto de R$ 34,4 bilhões

Também contemplam a lista, 28 empresas na categoria Eletromóveis:

Crédito: divulgação SBVC

E 15 em Lojas de Departamento:

Crédito: divulgação SBVC

Outros números relevantes

  • Os principais destaques da edição 2022 do Ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” são os seguintes:
  • As 300 maiores empresas faturaram R$ 1,046 trilhão em 2021. Considerando as 207 empresas que divulgaram seus faturamentos brutos em 2021 e 2022, o crescimento anual foi de 20%.
  • As cinco maiores empresas de varejo responderam por 27,33% do faturamento total das empresas listadas no Ranking, somando R$ 285,9 bilhões.
  • As dez maiores empresas de varejo responderam por 38,25% do faturamento total das empresas listadas no Ranking, somando R$ 400 bilhões.
  • A digitalização do varejo continua acelerada. O número de empresas com e-commerce em operação subiu de 162 para 222 nos últimos três anos.

 

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