Seis passos para a exportação via e-commerce

Durante o E-xport Meeting 2024, realizado pela ApexBrasil, CEO da GlobalD, Pedro Trevisan, apresentou os passos para a exportação. Confira!

Publicado em 12 de agosto de 2024 | 08:08 |Por: Júlia Magalhães

O E-xport Meeting 2024, organizado pela ApexBrasil, foi um evento de destaque que reuniu especialistas em vendas digitais, discutiu tendências emergentes e fortaleceu parcerias com líderes globais do e-commerce.

Em sua quinta edição, o encontro apresentou mais de 20 painéis e contou com a participação de 55 palestrantes, criando um ambiente de debate e qualificação para empresas brasileiras que buscam expandir seus negócios internacionalmente através do comércio eletrônico.

Entre os palestrantes, o CEO da GlobalD, Pedro Trevisan, compartilhou com as mais de 70 empresas presentes um guia prático para a exportação via e-commerce.

“O mais importante em um processo de internacionalização é começar. Inicie com a pesquisa de mercado e, pouco a pouco, desenvolva seu projeto. Lembre-se de estudar bastante, compreender a cultura do país em questão e ser paciente para adaptar sua estratégia conforme necessário”, aconselhou Trevisan.

Passos para exportação via e-commerce

1. ESTUDO DE MERCADO

Analise a concorrência, o volume de vendas, o ticket médio, as avaliações negativas e positivas, a estrutura logística utilizada e os hábitos de consumo dos clientes.

2. ADAPTAÇÃO DO PRODUTO

Entendendo a cultura do país, identifique se seu produto precisa de ajustes para ser aceito nessa cultura. Um exemplo muito clássico é a cor branca na China, que representa luto.

3. VALIDAR OS REQUISITOS TÉCNICOS (Compliance)

Cada país tem suas próprias regras e, por isso, este é um dos pontos aos quais se deve prestar atenção. Alfândega e a denominação do código HS (código internacional de produtos) são o segundo principal obstáculo em uma transação internacional.

4. CANAIS DE VENDAS

Em alguns países, a Amazon é o principal canal de vendas; em outros, temos o Mercado Livre, Alibaba etc. Compreenda qual é o de maior volume e certifique-se de estar presente nos Marketplaces.

5. ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

Entenda qual é a ferramenta mais adequada para interagir com seus clientes. Sabemos que, nos Estados Unidos, o SMS é mais comum do que o WhatsApp, por exemplo.

6. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Defina seu modelo: Logística Cross Border ou Estoque Avançado. Fique atento ao tempo de entrega, aos custos logísticos e ao rastreamento de envios. Lembra do primeiro tema desta apresentação sobre Pesquisa de Mercado? Nele, você identificou a estratégia logística de seus concorrentes e agora, na logística, definirá sua própria estratégia.

Além dos seis passos, Trevisan disponibilizou um check-list do e-commerce, para que as empresas saibam, de forma bem objetiva, quais os aspectos devem ser considerados ao iniciarem as exportações utilizando o comércio eletrônico.

Para quem não pôde participar do E-xport Meeting 2024, a ApexBrasil realizará o E-xport Meeting Virtual de 3 a 5 de setembro, oferecendo mais uma oportunidade de acesso a conteúdos qualificados que podem transformar empresas.

Serviço – E-xport Meeting Virtual

Quando: de 3 a 5 de setembro
Informações no site da ApexBrasil

(Com informações de ApexBrasil)

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