SPC: apenas 11% das pessoas pagarão contas à vista
Despesas como IPTU e IPVA fazem parte do pacote de contas que será paga de forma parcelada pelos brasileiros, de acordo com estudo do SPC
Publicado em 10 de janeiro de 2020 | 12:08 |Por: Everton Lima
Todo brasileiro sabe que o começo do ano é marcado pela necessidade de pagar diversas contas, como IPTU, IPVA, material escolar etc. Sendo assim, os comerciantes sabem que o brasileiro terá menos dinheiro no bolso para gastar nessa época. No entanto, caso o consumidor tenha dificuldades para se organizar financeiramente nesse período, ele pode comprometer seu consumo durante os doze meses restantes.
De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), apenas 11% dos consumidores consultados conseguirão pagar as despesas iniciais do ano sem parcelá-las. 22% não fizeram nenhum planejamento para se prepararem para esse período do ano.
– Vendas de móveis crescem 1,9% em outubro
– Natal 2019: ticket médio cresceu 27,8% em Santa Catarina
Economia com presentes
A mesma pesquisa mostrou que 26% dos participantes economizaram com as festas de fim de ano e com os presentes de Natal. 21% dos entrevistados revelaram que uma parcela do 13.º salário foi guardada com o objetivo de pagar parte das despesas dos primeiros meses de 2020.
17% das pessoas que responderam à pesquisa revelaram que fizeram uma reserva financeira em 2019. A necessidade de se preparar para eventuais momentos de necessidade fez com que 14% dessas pessoas fizessem serviços extras (bicos) só para guardar dinheiro.
Ainda de acordo com o SPC, as pessoas que parcelaram suas compras natalinas devem terminar de quitar esses débitos apenas no mês de abril, comprometendo seu orçamento e sua capacidade de realizar novas compras.
Em 2020, brasileiro quer poupar
Um segundo estudo, também desenvolvido pelo SPC, mostrou que 49% dos entrevistados têm como principal meta financeira para 2020 economizar dinheiro. Em 2019, esse objetivo também liderou a lista de desejos dos participantes. Na sequência, 30% das pessoas querem viajar, 28% esperam reformar a casa e 27% querem quitar dívidas.