Tráfego do e-commerce brasileiro em outubro

Pesquisa da Conversion revela que e-commerce brasileiro teve recuo de 5% em outubro, frente ao melhor desempenho do ano, em julho

Publicado em 22 de novembro de 2022 | 08:29 |Por: Júlia Magalhães

Em outubro, o e-commerce brasileiro registrou 2,20 bilhões de visitas, de acordo com o Relatório Setores do E-Commerce, elaborado pela Conversion. O número representa estabilidade (-0,4%) na comparação ao mês anterior. Vale lembrar, porém, que em setembro houve queda mais robusta, de 4,4%, logo após uma retração de 1% entre julho e agosto. Em relação a julho, aliás, mês com o melhor resultado do ano, a retração agora é de 5,1%.

A retração também foi sentida pelas marcas. A Shopee teve o pior desempenho, encolhendo 3,8% na comparação a setembro. O líder Mercado Livre perdeu 1% de sua base de tráfego, enquanto a Amazon Brasil caiu 1,7%. Na contramão, a Magalu subiu 2,2% e a Americanas, que fecha os cinco primeiros, se manteve no patamar dos 93 milhões de acessos.

O resultado do mês também se observa no principal segmento do e-commerce brasileiro: o de varejo (marketplaces), que caiu 2,5% em outubro. Foi o quarto mês seguido em curva descendente.

Ranking e Market Share do e-commerce brasileiro

O relatório da Conversion também mostrou o ranking e market share do e-commerce brasileiro, calculados a partir da audiência em sites e apps. Apenas 10 das maiores lojas do Brasil detêm 51,2% de toda a audiência do e-commerce no Brasil. O líder Mercado Livre tem 13,9% de share, enquanto Shopee tem 9,5% e Amazon Brasil tem 6,7%.

ecommerce brasileiro

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Fonte: Conversion

 

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Outro aspecto importante foi o dispositivo usado. Em outubro, 75% dos acessos a e-commerce foram feitos a partir de celulares. Trata-se de uma tendência cada vez mais forte, especialmente com a expansão da internet rápida e móvel para todos os brasileiros. Por outro lado, cerca de 25% dos acessos a sites de e-commerce continuam sendo feitos por desktops. Tablets têm baixa participação e são agrupados nos dados de celular/mobile. Vale ressaltar, porém, que os acessos de aplicativo da pesquisa contabilizam somente aparelhos com sistema operacional Android.

 

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