Varejo brasileiro aposta em live commerce

O imediatismo da transmissão ao vivo pode favorecer a compra de qualquer perfil de público

Publicado em 14 de agosto de 2020 | 07:00 |Por: Cleide de Paula

O live commerce (ou comércio ao vivo ou live streaming e-commerce ou live de review) é um serviço de vendas que combina o poder do streaming de vídeo aos benefícios de interagir em tempo real com o vendedor — que também pode ser um influencer ou personalidade — a fim de gerar vendas imediatas. Essa prática de origem asiática está sendo amplamente usada nos Estados Unidos e já chegou ao Brasil.  A chinesa Taobao, foi uma das primeiras a investir no live commerce.

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No Brasil, a pioneira no formato live commerce é o grupo B2W Digital que engloba as marcas: Americanas, Americanas Empresas, Submarino, Shoptime e o site Sou Barato. A Americanas está realizando uma série de lives semanais em seu e-commerce com a finalidade demonstrar produtos que são comercializados no aplicativo da marca no formato que ficou conhecido por review. A empresa oferece condições de pagamento exclusivas para os produtos apresentados. A Americanas é pioneira neste formato no Brasil. O projeto é amplo. Iniciou-se pelo segmento de beleza e deve abranger categorias como decoração e esportes. Todo o conteúdo ficará disponível no YouTube.

live commerce (ou comércio ao vivo ou live streaming e-commerce ou live de review)

Shoptime Live Creators é um projeto que objetiva selecionar 100 influenciadores digitais para serem parceiros oficiais do canal por assinatura Shoptime (“Canal”) para realização de vendas de produtos comercializados no Canal, por meio dos canais Shoptime ou diretamente nas redes sociais do Participante, na modalidade live commerce/ live streaming. Os interessados em participar do Projeto deverão realizar sua inscrição no Projeto, desde que sejam Afiliados do Programa de Afiliados, no website: ww.shoptime.com.br/livecreators, até 23h59 min  de 16 de setembro de 2020.

O Google também aderiu à proposta e estreia no YouTube uma iniciativa de live commerce chamada de Vitrine Digital. As lives promoverão também produtos e serviços de pequenas e médias empresas brasileiras.

Outra iniciativa semelhante foi anunciada em agosto pela Via Varejo. Em parceria com o Grupo Globo – Mídia e Conteúdo, a gigante aposta no “T-Commerce”, formato inédito de publicidade interativa no qual os clientes poderão comprar o produto que estão vendo na TV direto pela TV, de forma simples e intuitiva. A estreia aconteceu em 8 de agosto, no programa E de Casa, da Rede Globo. A edição 369 da revista Móbile Lojista traz uma matéria completa sobre o live commerce. Entenda melhor o potencial dessa estratégia para o mercado brasileiro. 

 

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