Varejo de móveis e eletrodomésticos cresce 1% em 2023

Contudo, crescimento é puxado pelos eletrodomésticos com alta de 5,1%, enquanto vendas no varejo de móveis caíram 5,2% no acumulado de 2023

Publicado em 7 de fevereiro de 2024 | 11:27 |Por: Thiago Rodrigo

O varejo de móveis e eletrodomésticos apresentou alta de 1% no acumulado do ano de 2023, comparado a 2022 – isso após ter recuado 6,7% em 2022 comparado a 2021. Entretanto, a alta foi puxada pelos eletrodomésticos, com crescimento de 5,1%, enquanto se considerar apenas as vendas no varejo de móveis, houve queda de 5,2% no acumulado de 2023.

Em dezembro, as vendas de móveis e eletrodomésticos diminuíram 7% em relação a novembro, após alta de 5,9% em novembro comparado a outubro. Em relação a dezembro de 2022, o varejo de móveis e eletrodomésticos teve queda de 3,3%, após alta de 5,3% em novembro comparado a novembro de 2022.

Considerando apenas as vendas no varejo de móveis no comparativo com o ano anterior, a queda foi de 3,4%, após novembro registrar alta de 3,3%. Eletrodomésticos, por sua vez, apresentaram queda de 2,1% em dezembro após alta de 6,9% em novembro.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. Os dados de volume de vendas não mostram o segmento de móveis separado de eletrodomésticos na comparação com o mês anterior.

Atividades no Volume de vendas no varejo
MÊS/MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
OUT NOV DEZ OUT NOV DEZ NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA -0,4 0,1 -1,3 0,2 2,5 1,3 1,7 1,7
4 – Móveis e eletrodomésticos -0,1 5,9 -7,0 -0,4 5,3 -3,3 1,0 1,0
       4.1 – Móveis -4,7 3,3 -3,4 -5,2 -5,2
       4.2 – Eletrodomésticos 2,6 6,9 -2,1 5,1 5,1

Receita nominal do varejo de móveis

Na receita nominal de vendas do comércio varejista e comércio varejista ampliado, o varejo de móveis e eletrodomésticos cresceu 0,1% no acumulado do ano. Em relação a novembro, houve queda de 6,7% na receita nominal, enquanto em relação a dezembro de 2022, houve queda de 4,6%.

Considerando apenas mobiliário, o acumulado da receita nominal de vendas no varejo de móveis foi de 0,5% em 2023. No mês de dezembro de 2023 x dezembro de 2022, registrou-se variação positiva de 0,5%.

Varejo geral

No ano, houve crescimento de 1,7% no volume de vendas no varejo geral, o que sinaliza um desempenho superior a 2022 (1,0%), que havia sido o menor crescimento na série positiva iniciada em 2017, incluindo também todo o período de pandemia, a partir de 2020.

“No ano anterior, o resultado havia sido de 1,0% de crescimento, portanto, em 2023, observamos um resultado maior que em 2022, mantendo a tendência de 6 anos consecutivos de crescimento. Também setorialmente, falando em varejo ampliado, observamos uma disseminação de resultados positivos, com apenas 4 das 11 categorias no campo negativo”, avalia o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Sete das onze atividades pesquisadas no âmbito do varejo ampliado fecharam o ano no campo positivo. Foram elas: Veículos e motos, partes e peças (8,1%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,7%), Combustíveis e lubrificantes (3,9%), e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%), Móveis e eletrodomésticos (1,0%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%).

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Em dezembro de 2023 o volume de vendas no comércio varejista nacional caiu 1,3% frente a novembro, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,6%. Na série sem ajuste sazonal, frente a dezembro de 2022, o comércio varejista apresentou crescimento de 1,3%, acumulando expansão de 1,7% em 2023.

No comércio varejista ampliado, o volume de vendas caiu 1,1% em dezembro, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral apresentou variação de -0,2%. Na comparação com dezembro de 2022, o varejo ampliado teve estabilidade (0,0%), enquanto no ano de 2023 acumulou alta de 2,4%.

A queda de 1,3% na passagem de novembro para dezembro representa o segundo resultado efetivamente negativo (fora da faixa de variação entre -0,1% e -0,5%) e de maior amplitude do ano de 2023, resultado que reflete um perfil disseminado intersetorialmente, com seis atividades em queda.

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