Varejo de móveis e eletros cresce 1,5% em julho
Vendas no varejo de móveis e eletrodomésticos crescem em julho e ainda registra crescimento em relação ao mesmo mês de 2024 devido aos eletrodomésticos
Publicado em 11 de setembro de 2025 | 15:00 |Por: Thiago Rodrigo

O varejo de móveis e eletrodomésticos cresceu 1,5% em julho de 2025, comparado a junho. Em relação a julho de 2024, o varejo de móveis e eletrodomésticos registrou alta de 3,2% – contudo, puxada pelos eletrodomésticos que tiveram alta de 6,5% enquanto móveis teve queda de 6,8%.
No acumulado no ano, agora as vendas somam 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior (sendo -3,9% considerando apenas móveis) e 4,4% nos últimos 12 meses (0,7% apenas móveis). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE.
O setor de móveis e eletrodomésticos subir 3,2% frente a julho de 2024, após variar -0,4% em junho, representou a segunda maior contribuição positiva, somando 0,3 p.p. ao total de 1% do varejo. No acumulado no ano, ao crescer 3,9%, a atividade mantém o ritmo de crescimento. Em 12 meses, o resultado veio abaixo dos dois meses anteriores, ficando em 4,4%.
Varejo geral
As vendas do comércio varejista ficaram em -0,3% em julho, na comparação com junho. É o quarto resultado negativo consecutivo do setor, que já acumula 1,1% de perda no período. Já em relação a julho de 2024, o volume de vendas cresceu pela quarta vez seguida, com alta de 1,0%. No ano, o varejo acumulou crescimento de 1,7%. O acumulado em 12 meses foi de 2,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE.
– Intersind assina acordo para reforma do pavilhão
O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explica que esses quatro meses consecutivos sem crescimento na série com ajuste sazonal indicam uma perda de fôlego no curto prazo. “Desde março, último mês em que houve crescimento, o setor já registra uma queda de 1,1% no patamar de vendas”, avalia Cristiano. Ele complementa que há uma espécie de fator base nessa queda lenta e contínua, já que março representa o topo da série ajustada sazonalmente.