Varejo de móveis e eletros cresce em novembro
Vendas no varejo de móveis e eletrodomésticos sobem em novembro, sendo o terceiro resultado positivo
Publicado em 17 de janeiro de 2024 | 11:15 |Por: Thiago Rodrigo
O varejo de móveis e eletrodomésticos cresceu 4,5% em novembro comparado a outubro, após o mês de outubro apresentar alta de 0,1% em relação a setembro. Em relação a novembro de 2022, o varejo de móveis e eletrodomésticos teve alta de 5,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE.
No acumulado no ano, o resultado até novembro aumentou 1,5% em relação ao mesmo período de 2022. Nos últimos dozes meses, as vendas no varejo até novembro de 2023 registra alta de 1,4%.
Considerando apenas o varejo de móveis, houve alta de 3,3% em novembro comparado ao mesmo mês de 2022. No acumulado do ano, o segmento registra quedas de 5,4% no ano e de 5,9% no acumulado dos últimos 12 meses.
O segmento de eletrodomésticos teve alta de 6,8% comparado a outubro de 2022, com acumulado de 5,9% no ano e de 5,9% nos últimos 12 meses.
Atividades no Volume de vendas no varejo | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) |
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
SET | OUT | NOV | SET | OUT | NOV | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA | 0,6 | -0,3 | 0,1 | 3,2 | 0,2 | 2,2 | 1,7 | 1,5 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | 2,4 | 0,1 | 4,5 | 2,0 | -0,4 | 5,2 | 1,5 | 1,4 |
4.1 – Móveis | – | – | – | -0,5 | -4,7 | 3,3 | -5,4 | -5,9 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | 4,4 | 2,6 | 6,8 | 5,9 | 5,9 |
Receita nominal do varejo de móveis
Na receita nominal, o varejo de móveis e eletrodomésticos subiu 4,6% em relação a outubro. Em relação ao mesmo mês de 2022, a receita nominal de móveis e eletrodomésticos subiu 3,1%. Considerando apenas o segmento de móveis no mês de outubro de 2023 x outubro de 2022, registrou-se variação positiva de 6,3% com 0,7% de variação no acumulado do ano.
Varejo geral
Em novembro de 2023, o volume de vendas do comércio varejista variou 0,1%, frente a outubro, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral também foi de 0,1% em novembro.
Frente a novembro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,2%, sexta variação positiva consecutiva. O acumulado do ano chegou a 1,7% e o acumulado nos últimos 12 meses, a 1,5%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 1,3% em novembro. A média móvel foi de 0,4%. O acumulado no ano foi de 2,6% % e o acumulado em 12 meses, de 2,3%.
“O comércio tem uma trajetória de crescimento em 2023, mas sem avanços significativos mês a mês. O setor apresentou uma volatilidade muito baixa com resultados muito próximos de zero. À exceção de janeiro, o restante do ano ou houve estabilidade ou taxas muito baixas”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados positivos em novembro. Os principais impactos sobre o índice geral vieram de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), Móveis e eletrodomésticos (4,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,0%).
Para o gerente da pesquisa, um dos fatores que explicam o resultado é a Black Friday, que acontece no fim de novembro, e, em 2023, ajudou a garantir a estabilidade das vendas. Ele explica que quatro atividades são influenciadas pela Black Friday: Tecidos, Vestuário e Calçados; Móveis e Eletrodomésticos; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; e Outros artigos de uso pessoal e domésticos.
“A atividade que mais cresceu foi Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que avançou 18,6%, seguida por móveis e eletrodomésticos (4,5%). Além da Black Friday, o fator, que mais contribuiu para o desempenho de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, foi a depreciação do dólar, que recuou 2,5% em novembro, ajudando as vendas dos produtos de informática”, explica Santos.