Varejo de móveis e eletros cresce em novembro

Vendas no varejo de móveis e eletrodomésticos sobem em novembro, sendo o terceiro resultado positivo 

Publicado em 17 de janeiro de 2024 | 11:15 |Por: Thiago Rodrigo

O varejo de móveis e eletrodomésticos cresceu 4,5% em novembro comparado a outubro, após o mês de outubro apresentar alta de 0,1% em relação a setembro. Em relação a novembro de 2022, o varejo de móveis e eletrodomésticos teve alta de 5,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE.

No acumulado no ano, o resultado até novembro aumentou 1,5% em relação ao mesmo período de 2022. Nos últimos dozes meses, as vendas no varejo até novembro de 2023 registra alta de 1,4%.

Considerando apenas o varejo de móveis, houve alta de 3,3% em novembro comparado ao mesmo mês de 2022. No acumulado do ano, o segmento registra quedas de 5,4% no ano e de 5,9% no acumulado dos últimos 12 meses.

O segmento de eletrodomésticos teve alta de 6,8% comparado a outubro de 2022, com acumulado de 5,9% no ano e de 5,9% nos últimos 12 meses.

Atividades no Volume de vendas no varejo
MÊS/MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
SET OUT NOV SET OUT NOV NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA 0,6 -0,3 0,1 3,2 0,2 2,2 1,7 1,5
4 – Móveis e eletrodomésticos 2,4 0,1 4,5 2,0 -0,4 5,2 1,5 1,4
       4.1 – Móveis -0,5 -4,7 3,3 -5,4 -5,9
       4.2 – Eletrodomésticos 4,4 2,6 6,8 5,9 5,9

Receita nominal do varejo de móveis

Na receita nominal, o varejo de móveis e eletrodomésticos subiu 4,6% em relação a outubro. Em relação ao mesmo mês de 2022, a receita nominal de móveis e eletrodomésticos subiu 3,1%. Considerando apenas o segmento de móveis no mês de outubro de 2023 x outubro de 2022, registrou-se variação positiva de 6,3% com 0,7% de variação no acumulado do ano.

Varejo geral

Em novembro de 2023, o volume de vendas do comércio varejista variou 0,1%, frente a outubro, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral também foi de 0,1% em novembro.

Frente a novembro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,2%, sexta variação positiva consecutiva. O acumulado do ano chegou a 1,7% e o acumulado nos últimos 12 meses, a 1,5%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 1,3% em novembro. A média móvel foi de 0,4%. O acumulado no ano foi de 2,6% % e o acumulado em 12 meses, de 2,3%.

“O comércio tem uma trajetória de crescimento em 2023, mas sem avanços significativos mês a mês. O setor apresentou uma volatilidade muito baixa com resultados muito próximos de zero. À exceção de janeiro, o restante do ano ou houve estabilidade ou taxas muito baixas”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Fiscalização de colchões

Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados positivos em novembro. Os principais impactos sobre o índice geral vieram de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), Móveis e eletrodomésticos (4,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,0%).

Para o gerente da pesquisa, um dos fatores que explicam o resultado é a Black Friday, que acontece no fim de novembro, e, em 2023, ajudou a garantir a estabilidade das vendas. Ele explica que quatro atividades são influenciadas pela Black Friday: Tecidos, Vestuário e Calçados; Móveis e Eletrodomésticos; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; e Outros artigos de uso pessoal e domésticos.

“A atividade que mais cresceu foi Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que avançou 18,6%, seguida por móveis e eletrodomésticos (4,5%). Além da Black Friday, o fator, que mais contribuiu para o desempenho de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, foi a depreciação do dólar, que recuou 2,5% em novembro, ajudando as vendas dos produtos de informática”, explica Santos.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas