Vendas no varejo de móveis e eletrodomésticos caem em outubro

Em relação a outubro de 2019, vendas no varejo de móveis cresceram mais de 20%, enquanto varejo geral cresce pouco mais uma vez

Publicado em 10 de dezembro de 2020 | 11:37 |Por: Thiago Rodrigo

O varejo de móveis e eletrodomésticos recuou 1,1% em outubro comprado a setembro segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. Por outro lado, em comparação com outubro de 2019, a categoria teve crescimento de 21,9% no volume de vendas no varejo de móveis e eletrodomésticos, quinto mês consecutivo de avanço.

Desse modo, o segmento exerceu o terceiro maior impacto positivo na formação da taxa total do comércio varejista de outubro de 2020. Em relação ao acumulado no ano, ao passar de 9,4% até setembro para 10,8% até outubro, as vendas no varejo de móveis mostraram elevação no ritmo de vendas. O indicador dos últimos doze meses acumulou 11% em outubro, contra 9,8% em setembro.

Varejo geral

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,9% em outubro de 2020. O resultado frente a setembro, na série com ajuste sazonal, é a sexta taxa positiva consecutiva desde maio. A média móvel trimestral foi de 1,4%.

Na série sem ajuste sazonal, frente a outubro de 2019, o comércio varejista teve aumento de 8,3%, quinta taxa positiva consecutiva. No acumulado no ano, o varejo cresceu 0,9%, após ficar estável (0,0%) em setembro e cair nos cinco meses anteriores. Já o acumulado em 12 meses ficou em 1,3%.

Magalu cresce em faturamento e tem lucro recorde

O volume de vendas no varejo, em outubro de 2020, mantém a trajetória de crescimento iniciada em maio de 2020, após dois meses de queda por conta da pandemia de Covid-19. Na série livre de influências sazonais, o comércio varejista voltou a demonstrar aumento no ritmo de vendas na passagem de setembro para outubro.

Materiais de construção

Um importante segmento para mostrar a mudança do perfil do consumidor, com 20,9% em relação a outubro, depois de setembro (31,4%). Com efeito, o segmento de Material de Construção contabiliza a quinta taxa positiva consecutiva, na comparação com 2019.

O indicador acumulado no ano até outubro mostra aumento de ritmo nas vendas (9,4%), comparado ao mês de setembro, com 7,9%. Dessa maneira, o indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 7,2% em setembro para 8,6% em outubro, manteve trajetória de crescimento iniciada em junho de 2020.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas